A comemoração pelo dia do Servidor Público, na última segunda-feira (28), vai muito além do tradicional parabéns. Para a categoria é importante que a população a defenda dos ataques constantes praticados por setores econômicos e governantes de plantão que querem retirar seus direitos trabalhistas e, principalmente, tomar das mãos do povo brasileiro o direito à saúde, à educação gratuitas e outras políticas de bem-estar que são de responsabilidade de governos municipais, estaduais e federal.
O servidor atende a população e não a um governo de plantão. É por meio dele que se garante a aplicabilidade de diversas leis e a lisura nos processos que envolvem a administração pública. Por isso, que é tão importante a sua estabilidade no trabalho, para que ele não sofra ameaças de perder o emprego caso contrarie superiores e gestores que queiram tirar vantagens de seus cargos.
A presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Jucélia Vargas, que representa aproximadamente 1,4 milhões de trabalhadores reunidos em 842 sindicatos filiados é enfática ao defender o serviço público em todas as esferas.
“São os servidores públicos que diariamente dedicam a sua vida a cuidar das pessoas. Todo projeto proposto pelos governantes só sai de um papel pelas mãos do servidor e da servidora. Um projeto para melhorar a saúde, isso só vai ser possível se os profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, técnicos, higienizadores, agentes comunitários, colocarem em prática esse cuidado das pessoas, desde o trabalho de curativo, de prevenção, de atendimento à população na educação. Da mesma forma, na educação. Na assistência, as pessoas só são atendidas, só têm acesso à escola, à creche, à uma alimentação da creche, ao serviço de assistência social e de segurança pública, pelas mãos de um servidor e de uma servidora”, diz.
É fundamental que a população reconheça o papel desse servidor e dessa servidora na sua vida, para a sua vida diária, para a sua família, para o cuidado de si e dos seus
- Jucélia Vargas
O Coordenador-geral da Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais (Condsef), Sérgio Ronaldo, ressalta que a defesa do serviço público passa pela valorização do servidor, mas que ultimamente a categoria vive sob ataques para que seus direitos sejam retirados.
“É com resistência e organização que os trabalhadores e trabalhadoras conseguem enfrentar essas várias tentativas de desmonte do serviço público como a reforma administrativa da PEC 32, da reforma Administrativa, que se estivesse ido adiante teria destruído todo o atendimento à população. Agora estamos enfrentando a PEC 66 que quer retirar direitos previdenciários e a PEC 65 na questão econômica”, diz Sérgio Ronaldo.
Leia mais: População pode ficar sem serviços gratuitos com reforma Administrativa. Entenda
Leia mais: Dia Nacional de Luta contra o confisco das aposentadorias e contra a PEC 66
Segundo Sérgio Ronaldo, o Dia do Servidor deve ser comemorado, mas o funcionalismo público de todos os entes, sejam municipais, estaduais e federais deve continuar atento para se defender desses ataques e manter a luta por um Estado que veja como prioridade os direitos a um serviço público de qualidade para todos os brasileiros e brasileiras
Não existe serviço público sem servidor; não existiriam as políticas públicas implementadas por nós. Então, esse dia do servidor é importante porque ele resgata todo o nosso histórico que vem desde a época de Getúlio Vargas
- Sérgio Ronaldo
A dirigente da Confetam /CUT reforça que as pessoas precisam começar a olhar para o servidor como quem cuida de você, quem faz a cidade caminhar.
“Sem o trabalho do servidor público as cidades param. Por isso nesse dia eu quero dizer que é preciso valorizar esse servidor, garantir quando seja um trabalho decente, e não projetos que atacam diretamente a vida de servidores. Parabéns a todos e todas”, diz Jucélia.
Homenagem aos servidores e servidoras
A Câmara Federal realizará em seu plenário, nesta terça-feira (29), às 11 horas, uma homenagem aos servidores e servidoras públicas.
Portal CUT