Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (Sindsep-PE) estiveram reunidos, na última segunda-feira (26), com a senadora Teresa Leitão (PT) para tratar da reestruturação da carreira das servidoras e servidores da área cultural. Esse foi o primeiro da série de encontros que o Sindsep fará com parlamentares pernambucanos para tratar da questão.
Além do coordenador-geral do Sindsep, José Carlos de Oliveira, e da diretora do Sindicato, Elna Melo, estiveram presentes o superintendente do Iphan-PE, Gilberto Sobral, e servidoras(es) do órgão, Vanessa Maschio, Monica Nogueira e Marcelo Freitas.
“Durante o Encontro Nacional da Cultura, realizado no último dia 31 de julho, no Rio de Janeiro, ficou definido que as representações da categoria deveriam entrar em contato com os parlamentares de cada estado. E assim estamos fazendo. Teresa foi a primeira pessoa a ser contactada. Em breve, teremos agendas com outros parlamentares”, comentou José Carlos.
A categoria solicitou que a senadora acompanhe as tratativas, junto ao governo federal, para garantir a participação da base no debate em torno da proposta de reestruturação da carreira apresentada pelo Ministério da Cultura.
“Um Grupo de Trabalho da atual gestão elaborou uma proposta que já foi repassada para o Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI). Mas a categoria não conhece esse documento na íntegra. É preciso que essa proposta seja apresentada para a base e que seja aberto um debate para que haja uma construção em conjunto”, comentou Elna Melo.
O Sindsep também pediu apoio a Teresa Leitão para que a senadora ajude a garantir o orçamento necessário para implementação da reestruturação da carreira do Iphan e das demais carreiras do serviço público federal.
Além de acompanhar o conjunto das negociações que já foram fechadas, o Sindsep-PE está cobrando do governo o posicionamento sobre as categorias que não tiveram negociação em mesas setoriais, a exemplo da própria Cultura, da AGU, do seguimento dos Anistiados e aposentados do serviço público.
Sindsep-PE