
O Sindsep-AM reuniu servidores ativos, aposentados e pensionistas em assembleia extraordinária na quarta-feira (19) para tratar da campanha salarial durante o governo Lula e das novas ações judiciais disponíveis aos filiados. O encontro contou com mais de 40 pessoas na sede do sindicato e é parte de uma série de assembleias realizadas neste ano com diferentes setores do serviço público federal que fazem parte da base.
“Discutimos pontos importantes, os mesmos que temos tratado com servidores em outras assembleias. Falamos da campanha salarial, que teve um lado positivo. Nós conseguimos zerar a inflação do governo Lula e ter ganho real de 7,4% para o PGPE e PST, além de começar 2025 com o sistema de Steps, que dá mais um salto no salário”, afirma o secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos. Ele coordenou a assembleia ao lado do secretário de finanças, Menandro Sodré.
Durante a assembleia, o secretário-geral também atualizou os servidores sobre a luta encampada pelos sindicatos de base e a Condsef/Fenadsef em 2025. “A Condsef já protocolou o pedido de retirada da Lei da Terceirização e a defesa pela revogação da reforma trabalhista aprovada no governo Temer e que prejudica os trabalhadores”, diz.

Ações judiciais
Assistido por uma nova assessoria jurídica, o Sindsep-AM também atualizou os servidores ativos, aposentados e pensionistas sobre as novas ações judiciais que podem ser apresentadas.
Dentre as ações possíveis, estão a de cartão de crédito consignado com cobranças indevidas, a solicitação de recontagem do tempo de aposentadoria para abono de permanência e as ações de licença-prêmio para servidores que não usufruíram do benefício e desejam convertê-lo em pagamento dobrado na aposentadoria.
Para todos os casos, é preciso procurar o sindicato, pedir uma procuração e enviar as fichas financeiras dos últimos cinco anos, além de documentos de identificação pessoal e comprovante de residência. A assessoria jurídica analisará cada caso e informará se os pedidos são devidos.
Calendário
Walter Matos ressalta que o sindicato continuará com um calendário de mobilização dos servidores na esteira da campanha salarial e das pautas não econômicas, como o pedido para que o Brasil ratifique a convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante liberdade sindical e direito à convenção coletiva para os servidores da administração pública.
“Vamos continuar nosso calendário de assembleias para cobrir tanto os servidores que atuam em Manaus como aqueles que estão no interior do estado. Faremos tanto assembleias presenciais como virtuais, o que nos permitirá alcançar mais pessoas”, explica.
Ascom/Sindsep-AM