O secretário geral do Sindsep-AM, Walter Matos, comandou nesta quarta-feira (24), em São Paulo de Olivença, mais uma assembleia setorial para discutir pautas de interesse da categoria. O encontro, ocorrido no balneário Ajaratuba, faz parte da agenda de visitas marcadas para este mês aos municípios da calha do alto Solimões.
Conforme o secretário, todos os servidores federais ativos na cidade, assim como aposentados e pensionistas, participaram da assembleia. “Eles interagiram, fizeram perguntas e levantaram a necessidade de um plano de saúde, tendo em vista que a Capesesp está muito cara. Nós abordamos a contrapartida do governo, chamada de ‘per capta’, que é irrisória, e que é uma das pautas da mesa nacional de negociações”, comentou Matos, satisfeitos com o interesse dos participantes.
Ainda durante a assembleia, foram discutidas todas as pautas em voga no momento, como a necessidade de convenção coletiva, data-base, diretrizes do plano de carreira (PGPE e PFT) e, claro, campanha salarial 2024, que já está em andamento. Embora reconheçam a importância do reajuste de 9% que tiveram este ano, sabem que o percentual não cobre todas as perdas e que este foi só o começo de um processo de retomada das negociações para melhorias nas condições de trabalho e salariais.
Outro tema abordado na assembleia foi a necessidade de sindicalização para fortalecimento da luta. Já que cabe aos próprios servidores sustentarem a sua entidade representativa.
Também presente na assembleia em São Paulo de Olivença, a assistente jurídica Marcela Costa prestou diversos esclarecimentos a respeito dos processos em andamento, como aposentadorias, abonos de permanência, 28,86%, Gacen, revisão do FGTS, entre outras.
Na assembleia também foram eleitos os novos representantes sindicais do município junto à direção do Sindsep-AM: Kléber Ramos e Valdenina Muller.