Na manhã desta quarta-feira (17), o Sindsep-AM reuniu servidores federais aposentados e pensionistas para colocá-los a par da atual campanha salarial unificada e dos pedidos para reestruturação de carreiras e dos órgãos públicos. As medidas, se avançarem, beneficiam diretamente a categoria, por isso, a mobilização de aposentados e pensionistas é essencial para fortalecer a luta e garantir as conquistas para todas e todos.
O encontro foi coordenado pelos secretários Menandro Sodré (Finanças) e Geralda Oliveira (Assuntos Jurídicos). Também estiveram presentes os secretários Adminildo Lima (Filiação), Josimar Alves (Estudos Socioeconômicos) e Edivaldo Machado (Relações Intersindicais).
“Foi uma assembleia muito importante para que os aposentados e pensionistas pudessem se informar a respeito da nossa luta. Mesmo com a chuva, que pode ter dificultado a vinda de alguns, ainda tivemos um público considerável”, avalia Menandro Sodré.
A assembleia seguiu o mesmo ritmo de outras reuniões realizadas com servidores públicos da administração federal no Amazonas. A mesa ressaltou que a negociação para recomposição salarial não avançou. Há previsão de que a Mesa Nacional de Negociação, que une governo federal e entidades sindicais, tenha novo encontro em junho. Nesta ocasião, o governo deve apresentar uma nova proposta à classe, já que a primeira foi rejeitada.
Após terem uma primeira contraproposta rejeitada, servidores federais pediram ao governo reajuste entre 7% e 10% para 2024, o que foi também rejeitado pelo governo até o momento. A gestão federal diz que precisa aguardar até o fim do semestre para avaliar se haverá arrecadação extra, o que permitiria algum pagamento neste ano.
Durante a assembleia, Geralda Oliveira também ressaltou os avanços da categoria na luta pela reestruturação das carreiras. A Funai, por exemplo, já conseguiu a instituição do seu plano de carreira indigenista. Já órgãos como Ibama, Incra e Inpa têm avançado nos debates sobre seus planos.
“Temos defendido também a reestruturação do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), dos Planos Especiais de Carreira (PECs) e de Previdência, Saúde e Trabalho (PST). A maioria dos servidores federais está incluída neles. Tenho muita fé que vamos conseguir”, disse Geralda.
O secretário Adminildo Lima aproveitou a reunião para cobrar a filiação de aposentados e pensionistas ao sindicato, lembrando que a entidade se mantém por meio dessa contribuição, o que possibilita o avanço da luta. “Muita gente acha que depois que se aposentar pode parar de contribuir, porque não vai mais precisar. Não, é aí que vão precisar mesmo”, destacou.
A assembleia também elegeu o servidor aposentado Raimundo Serejo, da Funai, para representar os aposentados no 4º Congresso do Sindsep-AM, marcado para os dias 3, 4 e 5 de maio. Ele poderá participar do evento com direito a inscrição em chapas e voto. Havia outras duas vagas disponíveis, mas nenhum outro aposentado ou pensionista se voluntariou.
Ascom/Sindsep-AM