O Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM) estará presente, por meio do secretário de Comunicação, Jorge Lobato, em duas reuniões, em Brasília (DF), que dizem respeito à campanha salarial e por melhores condições de trabalho para servidores. A primeira é a Mesa Setorial de C&T, que acontecerá no dia 11. A segunda, a Mesa Específica Temporária, será no dia 12 de junho. Além de secretário do Sindsep-AM, Lobato é servidor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e membro do Fórum de Ciência & Tecnologia, que representa o setor ao nível nacional.
Conforme ele, a reunião do dia 11 será às 15h, na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Já a segunda, dia 12, às 10h, no Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
“A mesa no MCTI irá tratar das atuais condições de trabalho dos servidores da área de C&T, que ainda enfrentam muitas dificuldades para exercer suas funções. Desde falta de recursos até pessoal. Vamos levar essas demandas à ministra e pedir providências”, afirma Jorge Lobato.
Por sua vez, a mesa no MGI abordará a campanha salarial de servidores do setor de C&T, o que permitirá um debate com informações que posteriormente podem ser levadas à Mesa Nacional de Negociação (MNN), que discute reajuste salarial para servidores federais de todos os setores.
Demandas
No último dia 28 de maio, servidores ativos, aposentados e pensionistas do Inpa se reuniram na sede do órgão para discutir, aprimorar e validar as pautas de reivindicação. Uma das principais demandas é a valorização dos servidores e suas carreiras, sobretudo dos técnicos, que se ressentem de uma política de capacitação e aproveitamento, tendo em vista que muitos, embora tenham entrado como nível médio, já possuem formações acadêmicas, incluindo mestrado e até doutorado.
A pauta de reivindicação também inclui pedido para realização de concurso que permita o preenchimento das vagas ociosas nos órgãos de ciência e tecnologia. No Inpa, atualmente, mais da metade dos pesquisadores já recebe abono de permanência, ou seja, está apto a se aposentar.
Em relação à campanha salarial, no dia 28 de maio o governo federal apresentou uma nova proposta às entidades representativas que prevê um reajuste de 9% em janeiro de 2025 e 5% em maio de 2026. O percentual será debatido e votado pelos servidores de todos os estados, incluindo o Amazonas. Em Manaus, a assembleia-geral que tratará da proposta será no dia 11 de junho, às 9h, no Centro de Artes da Ufam. O endereço é rua Monsenhor Coutinho, 724 – Centro.
Ascom/Sindsep-AM