A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM) participou, na tarde de quinta-feira (20), na Praça da Matriz, Centro, do lançamento no Estado da agenda nacional do movimento sindical em apoio à aliança ‘Povo Feliz de Novo’, dos candidatos Fernando Haddad e Manuela D’Ávila (PT) para a presidência e vice-presidência da República.
O evento reuniu diversos representantes de movimentos sociais e entidades sindicais que se unem, nesse momento de proximidade das eleições, para fortalecer a chapa que defende as melhores propostas para o trabalhador brasileiro, assim como alavancar a candidatura dos representantes da categoria para deputado estadual e federal.
Para o secretário de finanças do Sindsep-AM, Menandro Abreu, é fundamental a participação de todas as entidades sindicais no movimento, especialmente por conta da disputa acirrada pela presidência. Afinal, estão em jogo dois projetos nacionais que terão consequências diretas na vida dos brasileiros: um que defende as políticas sociais almejadas pelas classes produtivas e menos favorecidas e outro totalmente neoliberal e reacionário, que defende os interesses das elites detentoras do capital.
“É de extrema importância a participação da direção do Sindsep-AM como entidade sindical e como militantes neste ato em defesa da liberdade do Lula e, principalmente, pela candidatura do Haddad, que hoje representa o Lula nessa disputa. O nosso objetivo como militantes do PT é chamar a população para ruas e levantar mais votos. Queremos que Haddad vá ao segundo turno com todas as possibilidades de sair dessa disputa como nosso novo presidente”, disse Menandro.
Já o secretário de aposentados e pensionistas, João Pereira Leite, ressalta que essa manifestação ampla mostra que os brasileiros, principalmente os trabalhadores, querem renovação em Brasília, ainda mais quando se trata da presidência. Para o sindicalista, Haddad é a proposta de mudança.
“Estamos mostrando para a população de Manaus as propostas que o candidato Haddad tem para o Brasil. Vamos reverter esse quadro que mostra o nosso candidato em segundo lugar nas pesquisas. Até o dia 7 de outubro estaremos liderando, rumo a vitória”, destacou.
Os servidores públicos federais defendem, na candidatura de Haddad, pontos como uma política salarial continua, data base, acordo coletivo dos servidores, concurso público, revogação do EC95, revogação da reforma trabalhista e dá lei da terceirização, além de geração de emprego, redução dos juros e reconquista das políticas sociais atropeladas pela política do golpe.
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) foi uma das entidades que participaram do ato na Praça da Matriz, levantando a bandeira da candidatura de Haddad em Manaus. Para a presidente da CTB, Isis Tavares, é importante que a população pense e analise bem os candidatos antes de votar e, principalmente, escolha o que é a favor da classe trabalhadora e que apresente as melhores propostas para o crescimento econômico do Brasil e também para a recuperação de emprego.
“O Haddad é a esperança de termos novamente dias melhores. Precisamos nos posicionar a favor do Brasil, da geração de empregos, do crescimento e do trabalhador. O candidato do PT representa tudo isso. Somente com Haddad na presidência conseguiremos revogar a EC 95, que congela por 20 anos os investimentos nos setores públicos”, argumentou Isis.
A candidata a vice-governadora do Amazonas na chapa de Lucy Antony, Socorro Prata, disse que devido às mudanças que ocorreram na indicação do PT à disputa pela presidência da república, Haddad, por ser novo nesse cenário, precisa de todo apoio das entidades sindicais e dos movimentos sociais.
“Nosso objetivo é apresentar Haddad à população. Ele precisa de todo nosso apoio. Estamos buscando a transferência dos votos do Lula para ele. Não esquecendo de frisar que Haddad é Lula e Lula é Haddad. Ainda teremos outros atos em nível nacional até a eleição para promovermos a candidatura de Haddad”, concluiu.