O secretário de finanças do Sindsep-AM, Menandro Sodré, esteve presente na tarde desta quarta-feira (15), ao ato público realizado por diversos atores sociais em defesa da Funai, da Amazônia, dos povos indígenas e contra a impunidade no caso do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, desaparecidos desde o dia 2 de junho, na região do Vale do Javari.
A passeata aconteceu no bairro Nossa Senhora das Graças, em frente à sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), onde diversas entidades, partidos políticos e lideranças indígenas cobraram mudanças na política ambiental do governo e exigiram esclarecimento sobre as circunstâncias em que Dom e Bruno foram assassinados.
Gritando palavras de ordem, os manifestantes denunciavam, em cartazes e faixas, os desmandos na região e cobram “Justiça para Vale do Javari”.
“Não é de hoje que a Funai vem sendo sucateada, que os servidores são deixados à própria sorte, sofrendo todo tipo de ameaça no exercício do serviço. O que aconteceu com o Dom e Bruno é reflexo dessa desvalorização, infelizmente”, comentou Menandro Sodré, cobrando uma mudança de postura nessa política de descaso com a região amazônica, com os trabalhadores da floresta, povos indígenas e meio ambiente.