
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (Sindsep-AM), que representa os trabalhadores da área ambiental no estado, manifesta apoio aos servidores após as infelizes declarações recentes do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o trabalho realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O mandatário afirmou que o Ibama parece atuar contra o governo – fala que não encontra base no trabalho técnico e criterioso desempenhado pelo órgão, especialmente no contexto de licenciamentos ambientais para grandes projetos, como a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas.
O Ibama, conforme definido pela Lei 7.735/89, é um órgão de Estado com independência técnica, cuja missão é garantir que projetos e atividades econômicas cumpram os requisitos ambientais exigidos para a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Esse papel técnico e autônomo é fundamental para assegurar que qualquer decisão sobre a exploração de recursos, especialmente em áreas ambientalmente sensíveis, esteja alinhada com os compromissos ambientais do Brasil e os marcos legais vigentes.
O Sindsep-AM e a Condsef/Fenadsef reafirmam o apoio aos servidores ambientais do Ibama e ICMBio, com os quais têm atuado em defesa da reestruturação das carreiras, reajustes salariais e melhores condições de trabalho. Nesse sentido, reforçam que o trabalho dos órgãos ambientais é técnico e não pode ser alvo de pressão política de governos, independente da linha ideológica.
Ascom/Sindsep-AM