
O Sindsep-AM participou, na tarde desta quinta-feira (25), do evento ‘Abril Verde’, promovido pelo Sintest-AM na sede da Suframa, zona Sul de Manaus. A atividade teve como foco a promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho e reuniu cerca de 100 pessoas, entre servidores, sindicalistas e profissionais da área.
Walter Matos, secretário-geral do Sindsep-AM e servidor aposentado da Funasa, integrou a mesa de discussão sobre o tema do ponto de vista do serviço público federal e destacou a quase inexistência da pauta no setor.
Para ele, embora o assunto seja amplamente abordado no setor privado, no serviço público ainda é tratado de maneira muito superficial. “É um tema quase inexistente. No setor público, o trabalhador é deixado de lado, sem acompanhamento adequado”, afirmou.
Ao longo da palestra, Matos citou uma série de exemplos observados pelo sindicato somente ao longo dos últimos anos. No ano passado, durante caravana em defesa do serviço público em municípios no rio Solimões, o sindicato viu casos em que os servidores não trabalhavam sequer com ventilador. Na Funasa, berço histórico do Sindsep-AM, uma jararaca chegou a ser encontrada na sala do setor de recursos humanos, também no ano passado.
O cenário não é diferente de décadas atrás, quando trabalhadores já eram expostos a perigos sem qualquer segurança. O maior exemplo é a história dos servidores que atuavam como o inseticida DDT, que se contaminaram e carregam as consequências disso até hoje. Os sindicatos de base e a Condsef/Fenadsef têm lutado para garantir indenizações a esses trabalhadores e seus familiares prejudicados.
Walter Matos também sublinhou a importância de a categoria se mobilizar em defesa de melhores condições de trabalho. “O trabalhador precisa estar mobilizado e respaldado pelo sindicato. Não basta existir a norma, é preciso cumpri-la e fazer com que ela seja respeitada”, completou.

Políticas são necessárias
Doriel Andrade, diretor do Sindframa e servidor da Suframa, também compôs a mesa e trouxe à tona os desafios enfrentados pelo serviço público, especialmente no que tange ao adoecimento relacionado ao trabalho. Ele destacou que a defesa pela saúde do trabalhador precisa ser constante e que a união da categoria é fundamental para alcançar melhorias.
“O serviço público não está muito atento a essas políticas. E olha, quando veio a pandemia, a partir da covid-19, foi implementado o trabalho remoto, esses servidores hoje trabalham em casa, trabalham em lugares que muitas vezes não são acompanhados. É um novo cenário que não é acompanhado”, alertou, e acrescentou, “implementar medidas eficazes e promover uma cultura de segurança são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho seguro”.
Sobre o evento
O evento ‘Abril Verde’ faz parte de uma campanha nacional de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. Em Manaus, foi promovido pelo Sintest-AM com a participação de entidades como Sindsep-AM, Sindframa, Sindicato dos Trabalhadores do Banco Central (Sinal), Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral (Sinjeam), entre outras.
Ascom/Sindsep-AM