Conforme edital em anexo, Sindsep-AM realizará, na próxima terça-feira (19), às 9h, assembleia conjunta com a Associação de Empregados da Conab (Asnab) para pôr em votação a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024 apresentada pela direção da Conab às entidades sindicais. O encontro irá ocorrer no auditório da companhia em Manaus, localizada na Avenida Ministro Mário Andreazza, 2196, Distrito Industrial I.
Segundo a empresa, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), pasta ligada ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), fez intervenções nas cláusulas e aprovou o texto proposto. A Sest é responsável por coordenar a elaboração do Programa de Dispêndios Globais, do orçamento de investimento das empresas estatais e do demonstrativo da política de aplicação das instituições financeiras oficiais de fomento.
A nova redação do ACT traz uma série de alterações em relação à primeira versão. As mudanças alcançam as chamadas cláusulas econômicas e não econômicas. Um exemplo disso é a redução da jornada de trabalho para 6h no caso de pais de crianças com transtorno de espectro autista e para mães com filhos de até dois anos.
Já em relação às cláusulas econômicas, o principal destaque é o reajuste de 3,65%, que representa 90% da inflação dos últimos 12 meses, conforme medição do INPC (4,06%). Segundo consta no ACT, este percentual também segue um teto estipulado pelo governo federal para todas as estatais. Para os auxílios-creche e alimentação, o reajuste é de 25%.
Em março deste ano, empregados da Conab já haviam aprovado o ACT 2020/2021, com efeitos até 2023. Após quatro anos de discussão, o texto saiu com vitórias para a categoria, como a recomposição salarial de 18,42%.
Outra pauta a ser discutida na assembleia é a necessidade de sindicalização dos trabalhadores e trabalhadoras para o fortalecimento das entidades que os representam.
A direção do Sindsep-AM espera contar com a presença de todos e todas na assembleia da próxima semana.
Veja a nova proposta da Conab clicando aqui.
Ascom/ Sindsep-AM