Nesta sexta-feira (3), o Sindsep-AM realizou em sua sede, no centro de Manaus, um almoço para celebrar os 28 anos de trabalho da funcionária Maria Diana Pinheiro Filgueira, de 62 anos, primeira a se aposentar pela entidade. Ela atuou no setor de serviços gerais e era responsável por zelar pelo prédio do sindicato.
Emocionada, Diana, como é mais conhecida, mal conseguia falar sem encher os olhos de lágrimas. Ela conta que passou a trabalhar no Sindsep-AM em 1994, após uma jovem que fazia a função de serviços gerais precisar se ausentar por questões de saúde.
“Comecei naquele ano e, de início, eu já gostei muito, porque podia trazer meus filhos para o trabalho. Isso me ajudou demais. O próprio sindicato sempre me deu muito suporte, todas as vezes em que eu precisei, eles me ajudaram. Minha vida mudou completamente com esse trabalho, tive várias conquistas, como a minha casa própria”, conta a trabalhadora.
Segundo Diana, as principais memórias ao longo desses quase 30 anos são os momentos festivos do sindicato. Ela lembra que, aos finais de ano, o Sindsep-AM costuma realizar celebrações, o que ajuda a fortalecer os vínculos entre todos os atuantes na luta sindical.
“Estou construindo uns quartinhos lá em casa e esses são meus principais objetivos agora. Mas não vou cortar os laços. Eles (os diretores) também disseram que, quando eu estiver com saudades, posso voltar aqui”, afirma Diana.
A aposentadoria mesmo foi rápida. Ela conta que pediu à Secretaria de Assuntos Jurídicos do sindicato para que visse junto ao Instituto de Seguridade e Previdência Social (INSS) se ela já podia se aposentar. “A funcionária ligou para lá 9h e quando foi 12h eu já recebi a notícia que estava aposentada com salário. Não precisei fazer perícia, nada”, conta.
Gratidão
Para o secretário de Finanças do Sindsep-AM, Menandro Sodré, o sentimento que fica é o de gratidão. Ele estava presente no almoço que ocorreu nesta sexta-feira e agradeceu à Diana pelo trabalho realizado ao longo dessas décadas.
“Ela sempre esteve com a gente em todos os momentos e é muito natural que só saia agora como aposentada. Nós, aqui no sindicato, temos uma política de não demitir funcionários, então, só podemos mesmo agradecer a Diana por todos esses anos. Vamos ficar com saudade, mas iremos manter os laços”, ressaltou ele.