Neste dia 24 de janeiro, o Sindsep-AM homenageia todos as trabalhadoras e trabalhadores aposentados do serviço público, reconhecendo sua dedicação e contribuição inestimável ao longo dos anos. Esses profissionais não apenas construíram uma trajetória exemplar no serviço público, mas também pavimentaram o caminho para as futuras gerações de servidores e servidoras do Executivo Federal.
Com essa certeza, o sindicato tem se empenhado continuamente para garantir que os aposentados e aposentadas (assim como seus pensionistas) sejam contemplados nas negociações e conquistas da categoria. Durante a campanha salarial de 2024, por exemplo, o Sindsep-AM destacou a importância de incluí-los nos acordos firmados com o governo, assegurando que seus direitos sejam preservados e ampliados. A política salarial negociada pela Condsef/Fenadsef e pelo sindicato, que abrange de 2023 a 2026, é mais uma prova de que as vitórias só são alcançadas com lutas e persistência.
“Os aposentados e aposentadas de hoje são a base sobre a qual o serviço público foi construído e se sustenta. É nosso dever garantir que eles colham os frutos de anos de dedicação”, afirma o secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos.
A entidade reafirma seu compromisso em lutar por políticas que valorizem os aposentados e aposentadas, reconhecendo que seu legado é fundamental para a construção de um serviço público mais justo e eficiente.
Memória e desafios
A aposentadoria nem sempre foi uma garantia. No início do século XX, muitos trabalhadores e trabalhadoras enfrentavam a incerteza de um futuro sem amparo financeiro. Somente após muita luta, o cenário começou a mudar, com a criação da previdência social, na década de 1930. Os atuantes no serviço público, porém, só tiveram suas demandas específicas atendias em de 27 de novembro de 1998, com a criação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
Entretanto, mudanças recentes, têm ameaçado direitos conquistados em muitos anos de luta, como famigerada Reforma Administrativa (PEC 32/2020), que permite a adoção de novos regimes de previdência para os servidores, potencialmente desvinculados das regras atuais, podendo resultar em mudanças drásticas no tempo de contribuição e cálculos de benefícios, afetando diretamente a sua segurança previdenciária e financeira.
Diante deste cenário, neste Dia do Aposentado, o Sindsep reforça sua dedicação em assegurar que seus direitos sejam estejam sempre entre as prioridades de suas ações e lutas.
Ascom/Sindsep-AM
Foto: O Vermelho