Um café da manhã e um almoço marcaram, respectivamente, as confraternizações de fim de ano dos servidores da Funai e Funasa, nesta sexta-feira (22). Os eventos, realizados com o apoio do Sindsep-AM, ocorreram nas sedes dos órgãos, em Manaus, e reuniram diversos companheiros de trabalho, incluindo os colaboradores do Ministério da Saúde. Também neste dia 22 ocorreu o evento de confraternização da diretoria do sindicato, em sua própria sede, com a participação de todo o quadro de colaboradores da entidade.
Na Funai, o Sindsep-AM foi representado pelo diretor financeiro, Menandro Sodré, e pelo secretário para assuntos de ativos e inativos, João Leite. Em sua fala, Sodré saudou os servidores pela resistência ao longo deste ano, apesar de todos os ataques sofridos por parte do governo federal, e os exortou a se engajarem ainda mais na luta pela manutenção de seus direitos em 2018. “2017 foi um ano muito difícil para os servidores, quando sofremos ataques brutais em nossos direitos por parte de um governo sem votos e sem credibilidade. Mesmo assim, muitos companheiros se dispuseram a lutar pela manutenção de nossas conquistas e é isso que vamos continuar fazendo em 2018, com a ajuda de vocês e o fortalecimento das nossas entidades.
O chefe da divisão técnica da Funai, Raimundo Serejo, que na ocasião representou o coordenador do órgão, também agradeceu a participação dos servidores na confraternização e destacou algumas conquistas da categoria ao longo do ano, em especial a reforma do prédio, localizado na rua Maceió, Adrianópolis. “Apesar de todas as dificuldades, a reforma está saindo e isso é muito significativo para nós”. Serejo também ressaltou o papel do sindicato nas lutas pela manutenção dos direitos dos servidores e disse que a cobrança ao Estado tem um papel fundamental nesse contexto.
Já no almoço da Funasa, o Sindsep-AM foi representado pelo secretário geral, Walter Matos, o secretário de filiação e assuntos do interior, Adminildo Lima dos Santos, e pela secretária jurídica do Sindsep-AM, Geralda Oliveira. Também marcou presença a assessora jurídica da entidade, Auxiliadora Bicharra. Em sua saudação aos colegas presentes, Walter Matos fez um breve resgate histórico do Sindsep-AM e lembrou que foi na Funasa que se formou a base da entidade, que hoje congrega inúmeros outros órgãos. Ele também ressaltou a necessidade de maior congregação entre os servidores da saúde, que não têm uma associação, e disse que o sindicato pretende ocupar este espaço com a retomada de importantes atividades em 2018. Com relação à conjuntura, o secretário lamentou as perdas que a ‘Reforma Trabalhista’ representou aos trabalhadores de modo geral e destacou, sobre o setor público, a PEC 95, que limita os gastos no setor e afeta grandemente os servidores. “Muito em breve, a CUT irá lançar uma campanha de revogação dessa PEC, pois ela faz descer pelo ralo os pactos sociais, congelando salários e contingenciando recursos”.
Walter Matos também destacou os efeitos nefastos da Reforma da Previdência (em tramitação) e frisou em especial a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição, tendo em vista o gatilho que será criado para a idade mínima. “Temos de lutar para barrar essa reforma a todo custo, pois ela ataca não só o direito de quem está no serviço público, mas também dos que ainda vão entrar, assim como dos pensionistas”. Como mensagem final, o secretário reafirmou a disposição do Sindsep-AM em continuar lutando pelos direitos dos servidores e disse que a entidade está na linha de frente de combate em 2018. Falando em nome dos servidores da Funasa, o superintendente em exercício, Paulo Roberto Machado, agradeceu a iniciativa do Sindsep-AM na realização da confraternização e destacou a importância de momentos como este.
Confira mais imagens neste link.