Nesta quarta-feira(20) categoria participa do dia nacional de lutas convocado pelas centrais sindicais contra a reforma da Previdência. Unidade também deve permanecer em campanha em defesa do setor público, pela revogação da EC 95, por valorização dos servidores e serviços públicos de qualidade para o Brasil.
Representantes do Fonasefe e Fonacate, fóruns que unificam os servidores federais de todas as esferas, realizaram nesse domingo, em Brasília, uma reunião ampliada. Condsef/Fenadsef e suas filiadas estavam presentes. A unidade em defesa das aposentadorias e contra a reforma da Previdência deu o tom do encontro. Os federais participam no próximo dia 20 do dia nacional de lutas convocados pelas centrais sindicais, entre elas a CUT.
A categoria chama atenção para a necessária unidade para combater os ataques a direitos e também controvérsias em torno do propagado ‘déficit’ da Previdência Pública. Apenas para citar um ponto, CPI recente no Senado apontou que diversas empresas devem ao INSS quase R$500 bilhões. Não faltam críticas também ao modelo de capitalização que abre caminho para a privatização de nossa previdência. No Chile onde o modelo foi aplicado, os efeitos nefastos, principalmente para a população mais vulnerável, têm sido muito questionado.
Servidores também buscam unidade para encampar a luta em defesa do setor público, pela revogação da EC 95/16, que congela investimentos públicos por vinte anos, por valorização dos servidores e respeito aos direitos constitucionais de todo cidadão para que tenhamos acesso a serviços públicos essenciais, universais e de qualidade.
Condsef/Fenadsef