Com apoio do Sindsep-DF e da Condsef/Fenadsef, o Fórum de Ciência e Tecnologia (C&T) promoveu atividades em Brasília para buscar o apoio da ministra Luciana Santos e cobrar a abertura imediata da mesa setorial da categoria no Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). As atividades tiveram presença de uma comitiva do SindCT com servidores ativos, aposentados do INPE e DCTA. O Sindsep-MG também participou das atividades, entre outras entidades que compõem o Fórum de C&T.
Na terça (5), e quarta-feira (6), dessa semana foram realizados atos em frente ao Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e MGI. Como desdobramento, a ministra de C&T convocou uma reunião conduzida pelo secretário-executivo Luis Fernandes e assessores. O Fórum de C&T voltou a cobrar a edição imediata de um decreto para instituir a mesa setorial de negociação permanente no MGI, fundamental para que se dê andamento a negociações de pontos específicos da carreira.
Os servidores esperam que a ministra Luciana Santos entre em contato com a ministra Esther Dweck em apoio à proposta já encaminhada de recomposição salarial. A categoria acumula, como a maioria dos servidores do Executivo, grandes perdas salariais nos últimos anos.
Foi reforçada a importância da realização de concursos para os níveis médio, técnicos e assistentes em C&T. Além disso, cobrou-se empenho por parte do MCTI para abertura de edital de concurso para o MPEG, INSA e INPP. O secretário-executivo informou que já estão providenciando a liberação desses editais.
Buscando também apoio de parlamentares, servidores de C&T seguem pressionando para a realização desses e de outros concursos para reforço da quadro de pessoal. O prazo para informar sobre concursos para 2025 termina em abril, o que gera urgência para tratar o tema.
Participação na 5ª CNCTI
Em outra reunião, a assessora especial do MCTI, Elisangela Lizardo, recebeu os servidores que buscaram informações sobre participação na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – 5ª CNCTI.
A 5ª CNCTI será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília. Até lá, servidores de C&T seguirão reforçando sua mobilização em busca do atendimento de suas reivindicações mais urgentes.
Condsef/Fenadsef