Nesta quarta-feira, 30 de março, nossa Jornada de Luta em defesa de uma reposição emergencial de 19,99% levou centenas de servidores de todas as regiões do Brasil a participar de marcha que passou por diversos ministérios e terminou em frente ao Ministério da Economia onde uma vigília permanente está instalada desde o último dia 17. Delegações de servidores de Norte a Sul do país estão em Brasília participando das atividades que marcam uma Jornada de Luta nessa semana.
Com o aumento da pressão, notícias de que o governo estaria estudando conceder 5% linear aos servidores do Executivo a partir de julho voltaram a circular no final do dia. A construção de uma greve está se desenvolvendo em todo país. Diversas categorias já aderiram ao movimento que tende a se intensificar a partir da resposta formal que o governo deve dar às reivindicações da categoria. O prazo dado pelo Ministério da Economia segue sendo o dia 1º de abril.
Mais uma vez a categoria chamou atenção para o fato de o ministro da Economia, Paulo Guedes, não receber servidores e ser presença rara no ministério em que dá expediente. Guedes demonstra ser contrário a qualquer sinalização de reajuste a servidores. Mas não aceitaremos um NÃO como resposta a nossas reivindicações justas e legítimas.
São cinco anos de congelamento salarial, e mais de três anos de ataques e agressões aos servidores públicos desde o início do governo Bolsonaro.
Nossa luta é contra todo esse descaso do governo com os servidores.
Hoje, uma comitiva representando entidades reunidas no Fonasefe tentou ser recebida e cobrar uma resposta imediata do governo, mas não obteve sucesso. A categoria segue insistindo e cobra que amanhã o governo possa receber representantes dos servidores para uma reunião.
Só não virá a reposição se o governo não quiser! Seguimos na mobilização, pois a luta que a gente perde é a luta que a gente não faz! Servidores e servidoras de todo o Brasil, juntos e juntas somos mais fortes! À luta!
Confira (AQUI) imagens da marcha em defesa dos 19,99% em Brasília
Condsef/Fenadsef