Servidores voltaram a se reunir mais uma vez em Brasília contra o congelamento salarial ao qual estão submetidos há mais de três anos, correndo o risco de continuarem sem reajuste até fim de 2021, como determinou o veto presidencial de Jair Bolsonaro à lei de auxílio emergencial a Estados e Municípios (Lei Complementar 173/20), para combate à pandemia de covid-19. O ato foi realizado no Espaço do Servidor às 12h30 e contou respeitou o distanciamento social. O protesto também criticou a militarização do Estado.
O Secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, discursou no ato simbólico, lembrando que em breve os servidores de todo o Brasil farão atos de massas porque é impossível aceitar a política militar de Jair Bolsonaro. “Nós sabemos muito bem o que os militares fizeram no País de 1964 a 1985. Nós, servidores públicos federais civis, não vamos aceitar esse regime. Esse ministro interino militarizou o Ministério da Saúde. É inadmissível. Os militares continuam usurpando o Brasil”, declarou.
Servidores seguem em luta
O dirigente sindical reafirmou não aceitar militares na pasta responsável pelas políticas de combate à pandemia. “Lugar de militar é na fronteira. Estão se apropriando do Estado, mas não vão impor seu regime aos servidores públicos. Basta de autoritarismo”, complementou. Há duas semanas, a Condsef/Fenadsef divulgou carta a parlamentares pela derrubada do veto presidencial. O documento, que apresenta 8 pontos para superação das crises sanitária e econômica, foi encaminhado a todos os deputados e senadores e parte de campanha por pressão ao Congresso Nacional, para que as reivindicações dos trabalhadores sejam preferidas à vontade dos empresários.
Assista vídeo produzido pela Condsef/Fenadsef em resposta a comercial da Fiesp que cobra manutenção do congelamento de salário de servidores:
Pressão no Congresso
Para cobrar parlamentares a derrubar os vetos do congelamento salarial e de direitos envie mensagens e pressione.
>> Acesse a íntegra da moção aos parlamentares pela derrubada dos vetos ao PLP 173/20
>> Acesse a íntegra da carta aos parlamentares pela derrubada dos vetos ao PLP 173/20 e envie aos parlamentares em seu estado:
:: Lista de deputados federais (por ordem alfabética) em exercício
:: Lista de deputados federais (por estado) em exercício
:: Senadores (por ordem alfabética) em exercício – Chefes de Gabinete
:: Lista de senadores (por estado) em exercício – 56ª Legislatura (2019 – 2023)
Condsef/Fenadsef