Sob forte ataque do governo, nossa unidade é o caminho da resistência
Vivemos hoje a maior crise de saúde de nossa geração, um momento único na história que transformou, de maneira definitiva e em pouquíssimo tempo, nossas vidas. Ela chegou em meio a grandes ataques aos servidores e suas carreiras, que tomaram forma, por exemplo, na ‘reforma da previdência’ e na (ora suspensa) ‘reforma administrativa’, proposta pelo governo Bolsonaro, que se somam a anos de arrocho salarial.
A esse quadro, soma-se mais um grave problema: a ausência, na maior parte das instituições de nossas carreiras, de concursos públicos, necessários à recomposição de quadros funcionais que têm sido esvaziados há anos. Isso ameaça, inclusive, a sobrevivência dessas instituições.
Nesses momentos difíceis, torna-se ainda mais necessária a mobilização, a unidade de todos nós. As associações e sindicatos que representam trabalhadoras e trabalhadores das carreiras de Ciência e Tecnologia (C&T), reunidos no Fórum de Ciência e Tecnologia, têm discutido as urgências que afetam servidores e serviço público. Durante a pandemia, atuando isoladamente ou em diálogo constante com outras entidades nacionais do movimento sindical do serviço público, as entidades que compõem o Fórum têm se posicionado frente a questões como as tentativas de terceirização massiva do serviço público, o aparelhamento de cargos técnicos ora em curso, as ameaças de fechamento de instituições públicas de C&T, a retirada de direitos (como adicional de radiação ionizante) de trabalhadoras e trabalhadores durante a epidemia, dentre outros.
Mesmo fisicamente longe, é fundamental o acompanhamento e a participação de todos nessas ações. Precisamos, ainda que remotamente, reforçar nossa unidade. Assim, as entidades que compõem o Fórum vêm através dessa carta colocar-se à disposição das servidoras e servidores das carreiras de C&T, chamando-os a participar da luta.
O Fórum, constituído em na década de 90, têm sido o mais importante instrumento em defesa de nossas carreiras ao longo dos anos, garantido conquistas históricas como o retorno de concursos públicos para cargos de nível intermediário (postos em extinção, na prática, pela terceirização e ausência de concursos no governo FHC) e o maior aumento salarial de 2007 da carreira de C&T. Isto tudo, em um espaço amplamente democrático, onde toda a ação tomada depende de total acordo entre as entidades partícipes (afinal o Fórum é um coletivo de entidades, não um sindicato ou uma federação, que decide passos pelo voto). Toda ação do Fórum respeita, assim, a autonomia das associações e sindicatos que o compõem, e se volta para pautas comuns a toda nossa pluralidade de situações (afinal, as carreiras de C&T são das poucas do serviço público com uma transversalidade que atravessa distintos ministérios).
Participe de suas entidades. Acompanhe sua atuação e a do Fórum de C&T. O Sindsep-AM sempre estará atuante na defesa dos enormes ataques do governo contra a Ciência brasileira e seus servidores!
CIÊNCIA NÃO É GASTO. CIÊNCIA É INVESTIMENTO!
VIVA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO BRASIL!