Os maiores salários do serviço público brasileiro estão concentrados no Poder Judiciário, tanto federal como estadual, com medianas de aproximadamente 15.000 reais e 10.000 reais, respectivamente. No Judiciário federal, 30% dos profissionais recebem acima de R$ 20.343.
Importante ressaltar, no entanto, que na mediana do Judiciário Federal também estão inclusas outras carreiras que não os juízes, o que puxa a mediana para baixo.
Logo na sequência do ranking, estão os poderes Legislativo e Executivo federais, que apresentam remunerações medianas de aproximadamente 8.000 reais. É o que mostra o Anuário de Gestão de Pessoas no Serviço Público, elaborado pela República.org, que será lançado nesta semana.
O levantamento revela também que a maior parte do serviço público não ganha salários elevados. Analisando a distribuição de salários no setor público, 75% de todos os profissionais públicos civis recebem até 6.432 reais, como mostram os dados da RAIS de 2022 (os mais recentes disponíveis).
“A desigualdade salarial no serviço público brasileiro é um problema que expõe distorções”, afirma Vanessa Campagnac, gerente de dados e comunicação da República.org, instituto criado para melhorar a gestão de pessoas no serviço público brasileiro.
Veja