A pedido da direção da Conab, Fenadsef, Fisenge e Asnab encaminharam paradigmas para subsidiar negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 da categoria. O atual ACT foi prorrogado pela 3ª vez.
No último dia 31, as entidades encaminharam ofício conjunto com parâmetros de alguns pontos, do ACT, ao presidente João Edegar Pretto. De acordo com a empresa, uma nova reunião do ACT depende, no momento, de um retorno da Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais).
A pauta dos trabalhadores da Conab envolve a melhoria das relações de trabalho, ampliação de direitos e qualidade de vida dos empregados da Conab. Os paradigmas enviados à Conab levam em consideração parâmetros existentes em outras empresas públicas para sustentar a inclusão da maioria das cláusulas reivindicadas pelos trabalhadores.
Entre os pontos tratados estão: jornada especial; transferência de empregados; auxílio aos portadores de doenças e pessoas com deficiência; processo interno de apuração; assédio moral; política de pessoal; contribuição financeira dos empregados; garantias de cumprimento do ACT.
Os paradigmas não substituem a pauta de reivindicações apresentada no início das discussões. Trata-se de um complemento argumentativo a pontos específicos, dos quais a empresa solicitou parâmetros.
Confira a íntegra do documento:
Ofício enviado ao Presidente da Conab apresenta subsídios para negociação do ACT 2024/2025
As negociações do ACT 2024/2025 tiveram início em 5 de setembro. A expectativa é de o processo avance com o envio dos paradigmas solicitados pela direção da empresa, que deve retornar com uma proposta para os empregados.
Fenadsef, Fisenge e Asnab