Começou nesta terça-feira (3), as negociações entre representantes dos trabalhadores e direção da Conab que vão debater o acordo coletivo de trabalho (ACT) 2024/2025 da categoria. Até sexta (6), será realizada a primeira rodada de discussões que terão como pauta central a proposta dos empregados, aprovada em assembleias realizadas em mais de 20 estados brasileiros, e referendada em plenária nacional da Fenadsef que aconteceu no final de junho, em Brasília.
Nas cláusulas econômicas, a categoria reivindica 4,15% de reajuste sobre salários e benefícios do período de 1º/09/2024 a 31/08/2025, além de ganho real de 5% sobre o salário. Os empregados da Conab ainda solicitam 15,52% que correspondem a perdas acumuladas de ACTs passados.
Toda a pauta de reivindicações apresentada à empresa considerou a melhoria da relação de trabalho, ampliação de direitos e qualidade de vida dos empregados da Conab.
Confira aqui a íntegra da proposta dos empregados para o ACT 2024/2025
O processo que tem início nessa terça vai demandar muita unidade e mobilização dos trabalhadores. A expectativa é de que o diálogo com a empresa possa trazer consenso entre as partes. Vale destacar que, historicamente, os empregados da Conab sabem que avanços e manutenção de direitos sempre vêm de muita luta da categoria.
Fenadsef