Nessa quarta-feira, 18, servidores federais, estaduais e municipais de todo Brasil se juntam em um grande dia de paralisações, panfletagens e atos pela derrota da PEC 32, da reforma Administrativa, que está na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Outras categorias como metalurgicos, bancários, químicos e empregados dos Correios vão aderir às mobilizações que incluem luta pela manutenção do auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da crise epidemiológica, por mais vacinas, pelo fim das privatizações e por emprego para todos.
Em cumprimento aos requisitos formais que regem o movimento paredista, a Condsef/Fenadsef encaminhou ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, comunicando a adesão dos servidores ao dia nacional de luta.
Atos confirmados em mais de 20 estados e no DF
O #18ADiaDeLuta já conta com atividades confirmadas em 20 estados e o Distrito Federal. Em Brasília a atividade será marcada por uma coletiva da CUT, centrais e sindicatos, às 10h em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados. Em Alagoas servidores farão concentração em frente a casa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que recetemente declarou intenção de levar a proposta a votação ainda este mês.
As entidades representativas dos servidores públicos federais ressaltam a importância da luta pelas pautas propostas, principalmente no que se refere à retirada de pauta da PEC do desmonte, que fragilizará o serviço público e deixará ainda mais vulnerável as parcelas mais carentes da população.
Conscientes dos direitos e das responsabilidades que regem o serviço público, os serviços essenciais e inadiáveis serão mantidos, bem como negociada a respectiva reposição.
Nas redes
Twitaços e compartilhaços vão marcar a quarta-feira, 18, nas redes sociais. Às 9 horas no Twitter use a hashtag #SOSServiçoPúblico. Ao longo do dia participe do “Compartilhaço” e compartilhe fotos, vídeos, marque parlamentares usando o “Na Pressão”. Deixe seu recado contra a reforma Administrativa, em defesa dos serviços públicos e dos direitos da classe trabalhadora. Use a hashtag #18ADiaDeLuta.
>> Compartilhe panfletos temáticos que explicam a reforma Administrativa
A REFORMA ADMINISTRATIVA VAI ATINGIR VOCÊ. É HORA DE LUTAR
18 DE AGOSTO: LUTA POR MAIS E MELHORES SERVIÇOS PÚBLICOS
A REFORMA ADMINISTRATIVA COLOCA EM RISCO A VIDA DAS MULHERES
A REFORMA ADMINISTRATIVA É UM ATAQUE À JUVENTUDE
Categorias
Metalúrgicos
A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT) já orientou seus sindicatos a realizar ações no dia 18.
Nas portas de fábricas serão realizadas assembleias para dialogar com os trabalhadores e atrasos de entrada nos turnos, de duas ou três horas, para denunciar os efeitos da reforma Administrativa para o Brasil.
O presidente da entidade, Paulo Cayres, explica que os metalúrgicos participarão do dia 18 também com panfletagens, nas redes sociais e nos atos de rua chamados pelas centrais.
“Vamos reforçar a nossa lógica de solidariedade entre os trabalhadores. A reforma é prejudicial a toda a sociedade. O dia 18, é o fortalecimento da classe trabalhadora. Somos uma classe só e estamos em luta”, ele diz.
Bancários
A participação no Dia Nacional de Luta foi aprovada nos encontros nacionais dos Bancos Públicos realizados no início do mês. O Comando definiu que federações e sindicatos da categoria realizarão mobilizações nas bases, com panfletagens em portas das agências, uso de carros de som, mobilização nas redes sociais e participarão dos atos unitários convocados pelas centrais sindicatos e movimentos populares em todo o país.
Químicos
Trabalhadores da categoria, representados Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químicos (CNQ-CUT) orientou sindicatos de químicos de todo o país a se somarem às mobilizações em defesa dos servidores e do serviço público. Geralcino Teixeira, presidente da CNQ, reforça que sindicatos como o de Saão Paulo, do ABC e da Bahia já confirmaram a adesão à mobilização “A PEC 32 ataca os servidores, mas nós, trabalhadores do setor privado, também seremos afetados com a destruição dos serviços públicos. Por isso, nós somamos a essa luta“, diz o dirigente.
Correios
Os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos (Fentect-CUT) realizam assembleias com trabalhadores e trabalhadoras em todo o país nesta terça-feira (17). De acordo como secretário de Comunicação da entidade, Emerson Marinho, deverá ser aprovada uma greve da categoria para o dia 18 de Agosto. “Vamos apoiar a greve dos servidores e parfalisar atividades contra a privatização dos Correios, pelos nossos direitos e pelos nosso empregos”, ele diz.
Com informações da CUT Nacional
Condsef/Fenadsef