Não existe melhor termômetro para provar que a popularidade do pior presidente que o Brasil já teve está descendo a ladeira de forma acelerada do que o povo na rua se manifestando, pedindo seu impeachment, o responsabilizando pela tragédia das mais de 500 mil vidas perdidas para a Covid-19.
Foi o que aconteceu neste sábado quando milhares de brasileiros e brasileiras foram às ruas de mais de 400 cidades para reafirmar que Jair Bolsonaro e seu governo são os principais responsáveis pelas mortes, pela fome, pelo desemprego, pela falta de vacinas para todos e todas.
O #19JforaBolsonaro foi mais um dia de dizer “chega de Bolsonaro”, e o grito que explodiu nas ruas exigiu o impeachment do presidente.
Os atos foram também pelo auxílio emergencial de R$ 600, vacina, emprego, contra as privatizações e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
As manifestações tiveram início já nas primeiras horas do dia. Confira aqui os atos realizados na manhã deste sábado no Brasil e no mundo.
Na parte da tarde, os protestos continuaram em várias cidades – capitais e interior dos estados.
>> Confira aqui as imagens no Minuto a Minuto da CUT
Veja aqui mais alguns protestos:
DF
Brasília registrou uma das maiores manifestações deste sábado.
Carmen Foro, Secretária-Geral da CUT no ato em Brasília (Foto: Valcir Araújo)
A deputada Federal Erica Kokay também participou dos atos. Em live, ela destacou a participaçãod e indígenas nos protestos contra Bolsonaro.
https://www.facebook.com/watch/?v=135880395282080
Alagoas
Maceió: Milhares de pessoas ocuparam as ruas no estado de Alagoas.
Bahia
Em Salvador, na Praça do Campo Grande, o Coletivo @forabolsonaronasruas fez um ato simbólico, encenando o julgamento, condenação e a prisão do genocida Bolsonaro por conta dos crimes cometidos contra o povo brasileiro
Em Salvador, na Praça do Campo Grande, o Coletivo @forabolsonaronasruas fez um ato simbólico, encenando o julgamento, condenação e a prisão do genocida Bolsonaro por conta dos crimes cometidos contra o povo brasileiro. #19JForaBolsonaro pic.twitter.com/NhSoFOojon— CUT Brasil (@CUT_Brasil) June 19, 2021
Protesto da CUT na descida da Ladeira da Barra (Foto: CUT Bahia)
Goiás
Nas ruas de Goiânia a manifestação do #19JForaBolsonaro teve caminhada, marcha e muita critividade.
Nas ruas de Goiânia a manifestação do #19JForaBolsonaro está grande! pic.twitter.com/Hu4CBRubYz— CUT Brasil (@CUT_Brasil) June 19, 2021
Maranhão
Em São Luís, indígenas participaram da manifestação – eles também reforçaram o ato de Brasília onde estão acampados exigindo direitos. O ‘fora’ se estendeu ao vice-presidente, general Hamilton Mourão e demais militares no governo.
Foto: Gean Brito
Minas Gerais
Manifestação em Belo Horizonte:
Foto: Paulo Coelho
Pernambuco
Ao contrário da manifestação de 29 de maio em que dois trabalhadores foram atingidos pela polícia com balas de borracha, a manifestação deste sábado não teve registros de violência policial na capital pernambucana que ficou a manhã inteira com as ruas lotadas de manifestantes, que fizeram questão de manter distanciamento e oferecer álcool em gel para quem passava.
Em Recife, assim como em outras cidades do Brasil, muitos manifestantes carregaram cartazes culpando Bolsonaro pela morte de seus parentes, vítimas da Covid-19 e da falta de vacinas.
Foto: @HUGOMUNIZZZ
Piauí
Em Teresina, teve caminhada pelas ruas do centro e ato na Praça da Liberdade. Com bandeiras, camisetas, cartazes, faixas, máscaras todos deram seus recados nas ruas.
Foto: Socorro Silva
Rio de Janeiro
Milhares de pessoas se reuniram na Central do Brasil no Rio.
Foto: Pedro Rocha
Foto: Pedro Rocha
Rio Grande do Sul
Em terras gaúchas, em diversas cidades a população foi às ruas pelo ‘Fora Bolsonaro’.
Foto: Silvia Fernandes
Santa Catarina
Em São Bento do Sul, ato simbólico pede vacina e fora Bolsonaro, com faixas e cruzes para denunciar o governo genocida e lembrar as quase 500 mil vítimas da covid-19.
Foto: Comitê Fora Bolsonaro São Bento do Sul
Exterior
Canadá
Em Quebec, também tem #19JForaBolsonaro
No Canadá, em Quebec, também tem #19JForaBolsonaro pic.twitter.com/RIFgmPVL9q— CUT Brasil (@CUT_Brasil) June 19, 2021
Portal CUT