A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) expressa seu firme repúdio à tentativa de golpe de estado que a Bolívia sofreu nesta quarta-feira (26). Liderados pelo ex-comandante do exército do país, general Juan José Zuñiga, tanques do exército e militares armados invadiram o Palácio Quemado, em La Paz, a antiga sede do governo boliviano.
O General Zuñiga foi afastado do cargo de comandante do Exército após fazer ameaças ao ex-presidente Evo Morales, e agora atenta contra o governo constitucional de Luís Arce, eleito democraticamente pelo povo boliviano.
A Condsef, representando a ampla maioria dos servidores e servidoras federais brasileiros, além de trabalhadores e trabalhadoras de empresas públicas do país, se manifesta em total solidariedade à Central Obrera Boliviana (COB) que convocou a classe trabalhadora à greve geral para derrotar a tentativa de golpe militar no país vizinho.
A Condsef externa ainda apoio às mobilizações em defesa da democracia e da soberania bolivianas que neste momento simbolizam a luta pela soberania democrática de todo continente latino-americano.
Desde já somos todos defensores da resistência popular e soberana do povo e do governo constitucional do Estado Plurinacional da Bolívia.
Condsef/Fenadsef