
O presidente Lula sancionou a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 nesta quinta-feira (10). A notícia impacta os servidores públicos federais que agora recebem a confirmação do pagamento dos reajustes negociados ao longo de 2024.
O pagamento dos reajustes fica confirmado para a folha de abril a ser paga em 2 de maio, de acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Valores retroativos a janeiro de 2025 estão incluídos. Servidores devem ficar atentos à prévia de seus contracheques. Qualquer erro deve ser reportado à gestão dos ministérios. Comunique também seu sindicato para que qualquer medida necessária de alerta sobre problemas possa ser tomada.
O pagamento dos reajustes negociados é uma etapa importante na efetivação de avanços no processo de negociações e busca de valorização dos servidores. A média dos percentuais concedidos garante a recomposição da inflação dos períodos negociados, mas não recupera as perdas de mais de seis anos de congelamento salarial amargados após o golpe que afastou a presidente Dilma. Com Temer e Bolsonaro os servidores não tiveram nenhum reajuste.
A luta continua com reivindicações urgentes, entre elas está a busca pela equiparação de benefícios, como o auxílio-alimentação, a criação do auxílio nutrição para aposentados e pensionistas, além da busca pela regulamentação da negociação coletiva no setor público e combate à reforma administrativa que elitiza o Estado, com a busca por diretrizes de planos de cargos e carreiras.
Os desafios e demandas são muitos e vão seguir exigindo da categoria muita unidade, mobilização e luta.
Por isso, essas e outras pautas serão levadas pela Condsef/Fenadsef e suas entidades filiadas para a Marcha da Classe Trabalhadora que acontece em Brasília no dia 29 de abril. Participe e fortaleça a luta!
Condsef/Fenadsef