O governo federal lançou a pesquisa “Vozes do Serviço Público”, iniciativa que coletar a opinião de servidores públicos sobre demandas e pontos de vista. A finalidade é reunir subsídios para obter dados que aprimorem as políticas de gestão de pessoas. O levantamento é feito pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
A pesquisa vai mensurar questões que antecedem a desmotivação, baixo engajamento e adoecimento, para que os gestores entendam em que pontos investir, com monitoramento e prevenção, para combater os problemas.
O levantamento tem como público os servidores públicos federais ativos, incluindo temporários, comissionados e sem vínculo. O período de respostas já foi aberto e será encerrado no dia 1º de dezembro. Os servidores poderão enviar suas respostas por meio da plataforma de gestão de pessoas do Governo Federal, o SouGov. Os dados coletados serão mantidos sob anonimato, o que garantirá confidencialidade ao processo.
Recorrência é estudada
?A ideia é que a pesquisa seja realizada anualmente para que, ao longo do tempo, a União monte um painel de informações sobre a evolução das percepções dos servidores sobre as condições e as relações de trabalho.
?— A pesquisa é essencialmente uma pesquisa de percepção, cujo objetivo é dar lugar de fala aos servidores públicos. Com isso, pensar em ações coerentes para o bem-estar no ambiente de trabalho, o que, obviamente, se reflete nas entregas realizadas à sociedade — destaca o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso.
Como participar?
? A pesquisa poderá ser respondida por meio da plataforma SouGov, no link www.gov.br/sougov, fazendo o login com seu CPF e senha Gov.br.
Como pilares do trabalho, o estudo tem como pontos a governabilidade para “agir sobre os resultados observados, solidez científica e estatística, com uso de teorias e escalas amplamente testadas e validadas”.
?— A pesquisa fornecerá elementos para mensurar e desenvolver ações de capacitação e gestão para fortalecer as capacidades técnico-administrativas das organizações públicas, visando à melhoria dos processos de gestão e o desempenho do Estado — detalha Alexandre Gomide, diretor da Enap.
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