Em continuidade às atividades de conscientização sobre a importância da defesa da ciência e tecnologia brasileira e de suas trabalhadoras e trabalhadores, o Fórum de C&T reuniu-se nesta quarta-feira (10) com o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o filósofo e ex-ministro da educação, Renato Janine Ribeiro. O Sindsep-AM foi representado no evento pelo secretário de comunicação, Jorge Lobato, servidor de carreira do Inpa e membro do Fórum de C&T.
Durante a reunião, o presidente da SBPC ouviu atentamente a pauta de reivindicações do Fórum e manifestou sua solidariedade com a maioria das questões levantadas. Para fortalecer o diálogo contínuo entre o Fórum e a SBPC, Renato Janine garantiu a manutenção de um espaço de discussão entre a diretoria da Sociedade e o Fórum.
Como resultado inicial dessa articulação interinstitucional, o Fórum conseguiu que uma moção em apoio à permanência do Programa de Capacitação Institucional (PCI) fosse incluída para votação na Assembleia final da SBPC. A moção, apresentada pelo renomado pesquisador Paulo Artaxo, obteve as assinaturas necessárias, incluindo a do próprio presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.
A moção de apoio ao PCI solicita a manutenção e renovação do programa, destacando sua importância no desenvolvimento de pesquisas estratégicas nas Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Além de formar mão-de-obra altamente qualificada, o programa gera uma vasta quantidade de informações científicas e tecnológicas, essenciais para o avanço do conhecimento e inovação no país.
O Fórum de C&T, que congrega entidades sindicais representativas das carreiras de ciência e tecnologia, incluindo o Sindsep-AM, continua empenhado em defender os interesses dos profissionais do setor e promover a valorização da ciência e tecnologia no Brasil. A articulação com a SBPC representa um passo significativo nessa luta, reforçando a união entre diferentes instituições em prol de um objetivo comum.
Jorge Lobato, representando o Sindsep-AM, destacou a importância da participação ativa no evento e a relevância do apoio da SBPC. “A aprovação dessa moção é um marco importante na defesa da ciência e tecnologia no Brasil. Continuaremos trabalhando para garantir que programas essenciais, como o PCI, sejam preservados e fortalecidos”, afirmou Lobato.
Ascom/Sindsep-AM