Levantamento será divulgado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público em 12 de fevereiro; média foi apontada para funcionários de todos os entes federativos
Em meio ao apoio que as propostas do governo federal para o ajuste fiscal e o corte de despesas públicas vêm ganhando, o funcionalismo, em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, prepara uma nova ‘ofensiva’. O grupo lançará, no próximo dia 12, estudo realizado em parceria com o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) que contrapõe declarações de integrantes do governo federal sobre o ‘peso’ do setor para o país.
Com dados referentes aos estados e municípios, o levantamento revela que servidores do Poder Executivo de todos os entes federativos (federais, estaduais e municipais) ganham, em média, R$ 3.800.
A ‘Cartilha Estados e Municípios’ será o segundo estudo lançado pelo Fonacate em parceria com a frente, já que, em 2019, foi divulgado documento com informações relativas ao serviço público federal.
A ideia, segundo os funcionários públicos, é desmistificar discursos que vêm sendo repetidos por integrantes da área econômica da União. E levantar essa discussão para contrapor e frear a reforma administrativa que o governo enviará ao Congresso para reestruturar o setor público no país.
Para o coordenador da frente parlamentar — que tem 255 deputados federais e 21 senadores —, deputado Professor Israel Batista (PV-DF), os dados contidos no estudo, entre eles o referente à média salarial, rebate a intenção do governo de autorizar a redução salarial (e de jornada). “Não há como cortar salários. Sem falar que…
Leia a íntegra em Estudo que contrapõe reforma revela que servidores do Executivo ganham R$ 3.800 em média