A participação das entidades sindicais representativas dos servidores do Banco Central foi vetada na primeira reunião da categoria com o futuro presidente da Instituição, Gabriel Galípolo, realizada no dia 18. A justificativa para o veto foi a de que se tratava de uma “reunião de trabalho”, mas que, fundamentalmente, tratou da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023.
A participação dos servidores aposentados e pensionistas, segmento fortemente afetado pela PEC 65/2023, também foi vetada na reunião. Vale lembrar que em votação eletrônica, a maioria dos servidores do Bacen, incluindo os aposentados, se posicionou contra a PEC.
Na tentativa de estabelecer um diálogo com o futuro presidente do Bacen, o Sindsep-DF encaminhou no dia 18 o Ofício nº 267/2024, reiterando o pedido de audiência e informando que o Sindsep-DF, em conjunto com o Sinal, Condsef, Sintbacen e Anafe, tem realizado inúmeros eventos e debates não apenas sobre as deletérias implicações da PEC 65/2023, mas também sobre alternativas institucionais para enfrentar as dificuldades orçamentárias da entidade. Os debates também têm tratado da necessidade de verdadeiras reformas estruturais no serviço público em geral e, em particular, no Banco Central, de modo a que a política monetária e a política fiscal estejam a serviço da maioria da população e não de uma restrita elite financeira.
Sindsep-DF