Os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) discutiram, na manhã desta segunda-feira (26), em Manaus, a proposta de minuta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da empresa, que estará vigente no período 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024. Os debates ocorreram durante assembleia promovida pelo Sindsep-AM, no auditório da companhia, localizada na avenida Ministro Andreazza, 2196 – Distrito Industrial I.
O evento foi coordenado pelos secretários Menandro Sodré (finanças), Geralda Oliveira (jurídico) e Edvaldo Machado (Comunicação) do Sindsep-AM, contando também com a colaboração do Francisco Ferreira, diretor estadual da Associação de Empregados da Conab (Asnab).
Com início às 9h30, a assembleia durou mais de duas horas e contou com grande participação dos presentes, que fizeram questão de entender bem cada ponto da proposta e dar suas contribuições para melhorias, tanto em relação aos percentuais de reajuste salariais quanto aos benefícios de saúde, educação e funeral, entre outros.
Todas as contribuições locais serão acrescidas à minuta de ACT para discussão e aprovação na Plenária Nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Fenadsef), marcada para o dia 1ª de julho, em Brasília (DF), quando será aprovada a minuta final que será defendida pela Comissão Nacional de Negociação da Fenadsef junto ao governo.
Além dos pontos específicos do novo ACT, a assembleia também discutiu a importância da representação da categoria, que precisa estar forte e unida em torno dos seus objetivos. “O sindicato está fazendo a parte dele, mas nós precisamos fazer a nossa. São eles que vão nos representar, por isso precisamos fortalecer cada vez mais nossa entidade. Até porque não é justo que um ou dois sejam sindicalizados e os demais que não contribuem recebam os mesmos benefícios, comentou a Francismiramer da Silva Melo, que trabalha na Conab há 15 anos.
Ela também chamou a atenção dos colegas no sentido de que todos precisam se envolver nas discussões do ACT, e para isso é preciso estar bem informado sobre o tema. “Não adianta vir para a assembleia sem propostas. Afinal, é para isso que estamos aqui. Nossa obrigação é, no mínimo, já ter lido e entendido a minuta”, comentou.
Representatividade
Também na assembleia, houve votação unânime para que o Sindsep-AM e a Fenadsef representem os empregados da Conab-AM nas discussões nacionais – inclusive com medidas administrativas e judiciais na defesa de seus direitos – e foram eleitos os servidores Glória Queiroz e Francisco Ferreira para participarem da assembleia nacional como delegada e observador, respectivamente.
Finalizando o encontro, o secretário Menandro Sodré reforçou a importância da filiação ao sindicato e mostrou que apenas uma entidade forte será capaz de uma representação atuante na defesa dos interesses dos servidores, não apenas no que diz respeito a campanhas salariais, mas a outras pautas importantes para o serviço público como um todo.
“Nós precisamos de novos concursos, de valorização da categoria e de investimentos para modernizar as estruturas dos órgãos, que estão sucateados por anos de abandono e má administração”.