Condsef/Fenadsef, representantes do seu departamento da Area Ambiental (Dentma), e representantes da Ascema Nacional participaram da 3ª reunião da mesa setorial e específica do Meio Ambiente. O encontro aconteceu na última sexta-feira (16), no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e contou com a presença dos secretários de Relações do Trabalho e Gestão de Pessoas, José Lopez Feijóo e José Celso Cardoso. Participaram também o presidente do ICMBio, Mauro Pires, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, além de outros representantes dos diversos setores da Area Ambiental.
Para as entidades da bancada sindical, há avanços em relação à proposta anterior. A manutenção da Gratificação de Qualificação e a alteração dos valores da tabela referentes ao ano de 2026 apontam para ganhos remuneratórios mais expressivos. As tabelas de 2025 não foram apresentadas. O governo estabeleceu prazo até esta quarta-feira (21), para entregar documento que formaliza a proposta aos servidores.
Além desses pontos, a proposta do governo institui uma gratificação de localização em duas bandas, que será percebida adicionalmente pelos servidores lotados em locais de difícil provimento. Foi garantido, também, que as tabelas remuneratórias referentes ao PECMA seguirão como espelho da CEMA, e que toda e qualquer evolução remuneratória direcionada aos servidores da ativa incidirá sobre os servidores aposentados e pensionistas, observadas as regras de aposentadoria e pensão aplicáveis a cada caso.
Disparidades salariais permanecem
Entre os principais pontos negativos da proposta estão a manutenção e o aprofundamento das disparidades salariais entre os servidores ocupantes de cargos de níveis de escolaridade distintos, e a manutenção de diferença salarial significativa da tabela de referência (ANA).
Um novo comunicado detalhado será elaborado e divulgado para as entidades filiadas à Confederação a partir da próxima semana. O objetivo é orientar a realização de assembleias conjuntas com as associações de servidores, assim que as entidades confirmarem o recebimento da proposta do governo.
Agenda de luta
As entidades planejam apresentar uma contraproposta para que seja discutida na próxima reunião de negociação, ainda sem data. Até lá, o reforço na mobilização da categoria é fundamental.
Em Brasília já está apontado um calendário de atividades. Além da participação no Dia Nacional de Luta na próxima quarta (28), às 14h, em frente à sede do Dnit, os servidores participam nessa terça (20), às 9h, de sessão solene na Câmara dos Deputados, pelos 35 anos do Ibama.
Ainda essa semana, na quinta (22), a partir das 10h, haverá um ato dos servidores no auditório do Ibama que também vai marcar os 35 anos do instituto.
Condsef/Fenadsef