Organizado com muito carinho pela diretoria do Sindsep-AM, o café em homenagem ao Dia do Aposentado, ocorrido na sexta-feira, 24, foi marcado por muita descontração e expressiva participação do público-alvo.
O evento ocorreu na própria sede da entidade, localizada na avenida Luiz Antony, Centro, e a área externa foi toda ocupada por homens de mulheres que dedicaram uma vida inteira ao serviço público. Colegas que há tempos não se viam, puderam se reencontrar e botar a conversa em dia.
“Eu gostei muito da iniciativa. É bom para a gente se distrair e se atualizar das informações. Facilitou ser na sede, pois fica próxima da parada de ônibus. Quando é em outro local, a locomoção fica ruim, por isso não vou. Mas toda vez que for aqui eu venho”, comentou Montemar Carvalho Falcão, de 77 anos, aposentada a há 22 pelo Ministério do Exército.
Os aposentados e pensionistas foram recebidos com grande alegria por alguns secretários que integram a atual diretoria do Sindsep-AM, entre eles Jorge Lobado (administração), Adminildo Lima (filiação), Meandro Abreu (finanças), e Walter Matos (secretário-geral). Também marcaram presença a secretária de imprensa, Margareth Buzaglo, e a advogada Fernanda Souza, representando a assessoria jurídica da entidade.
Informes
Antes do início do café, propriamente, foram feitos alguns informes, bem como a divulgação do calendário de atividades estabelecidas para este ano. “Como não se trata de uma assembleia, não vamos nos estender falando de conjuntura, mas precisamos enfatizar que o momento é extremamente delicado para o serviço público e que os aposentados e pensionistas estão entre os mais afetados, sobretudo pela última reforma da Previdência, cujos efeitos vamos sentir a partir de março, quando passam a valer as novas regras”, comentou o secretário-geral, Walter Matos, acrescento a importância da união entre o sindicato e seus membros.
“Os aposentados e pensionistas são uma parcela importante na composição da nossa base e eu entendo que precisam estar mais presentes conosco na luta, que é extremante difícil diante de um governo que acha que o servidor público é um peso para a sociedade”.
Nesse contexto, Matos informou que que já no dia 6 de março haverá uma atividade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, onde o foco será justamente a presença do sexo feminino nas discussões político-econômicas. Já no dia 17 do mesmo mês haverá uma assembleia para os detalhes finais da grande mobilização do dia 18 de março, que vai acontecer em âmbito nacional na defesa do serviço público por toda a sociedade.
Já no campo das celebrações, o secretário anunciou evento comemorativo ao aniversário de 28 anos do Sindsep-AM, dia 25 de setembro, e dia 28 de outubro uma confraternização no KM 16, em homenagem ao Dia do Servidor Público.
Comunicação
Já o secretário da pasta de aposentados e pensionistas, João Pereira Leite, chamou a atenção para a necessidade da categoria se atualizar e aprender a lidar com as novas ferramentas de comunicação, como o WhatsApp e a internet de forma geral, tendo em vista as facilidades de interação que isso representa. “Não é porque estamos velhos que não podemos evoluir. As novas tecnologias de comunicação estão aí para todo mundo, não só para os jovens, então temos de aprender a fazer uso delas. Quem tem dificuldade, pode pedir a um filho, neto ou sobrinho para ensinar. É importante a gente se atualizar, pois a comunicação de hoje é mais rápida e de longo alcance, e sabendo utilizá-la podemos ficar muito melhor informados”, ressaltou.
Mesa farta
Após o bate-papo inicial, os presentes foram convidados a participar do café em sua homenagem e puderam se deliciar uma mesa farta e repleta de guloseimas. Sucos, bolos, sanduíches, tapioca e muitas outras iguarias estiveram presentes à mesa, preparada com muito carinho pelas funcionárias do Sindsep-AM.
Além disso, o evento contou com a colaboração da enfermeira Ivone Martins, que se disponibilizou a aferir a pressão arterial dos convidados.
“Achei a atividade muito interessante, pois pudemos saber mais sobre as ações do sindicato, e também das coisas que andam acontecendo com nossos direitos”, disse o aposentado Lauro de Souza Feijó, 88, aposentado desde 1975 pelo Ministério da Agricultura.