Os servidores públicos federais pedirão, nesta semana, ao Ministério da Economia, regulador do funcionalismo, que libere todos os empregados públicos para o trabalho remoto.
Desde o avanço do coronavírus, causador da Covid-19, o governo federal editou regras para o afastamento de grupos de risco, como pessoas acima de 60 anos e doentes crônicos.
Entre as mudanças preventivas implantadas, está o cancelamento de viagens e a suspensão de eventos e reuniões.
O Ministério da Economia, liderado pelo ministro Paulo Guedes, até abriu brecha, mas cada um dos 195 órgãos da administração pública deve decidir como irá liberar os servidores. Atualmente, a União tem mais de 600 mil servidores na ativa.
Na prática, poucos aderiram. Agora, os servidores pedirão oficialmente ao governo federal que padronize as regras e libere as pessoas de “bater cartão na repartição”.
O secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo da Silva, adianta que um documento será entregue a governo pedindo a adesão do teletrabalho
“Estamos preparando um documento que enviaremos ao governo com a finalidade de que os servidores e trabalhadores do serviço público federal sejam dispensados para fazerem suas atividades de forma remota”, explica.
Sérgio completa. “Na nossa avaliação, exceto os serviços essenciais, como da saúde e vigilância sanitária, os demais setores têm que ter flexibilizada as suas atividades presenciais”, conclui.
O presidente do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, defende a padronização.
“Alguns órgãos liberaram os servidores, mas mantêm a atividade de terceirizados, justamente o grupo mais exposto, que toma transporte público e frequenta locais de grande aglomeração, como paradas de ônibus, rodoviária, etc”, critica.
Rudinei acredita que o momento é complicado, mas crê que a administração pública vai padronizar a forma como os servidores de diversas áreas manterão suas atividades.
Reclamações
Uma servidora do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reclama da situação que ela relata enfrentar diariamente. Lá, somente empregados do…
Leia a íntegra em Coronavírus: servidores da União cobram trabalho remoto de Guedes