Modernizar o Estado brasileiro, pensar um modelo de Estado que atenda às necessidades da sociedade, compatibilizar o direito administrativo público com a realidade concreta do mundo contemporâneo e colocar o combate à desigualdade como componente do planejamento da modernização do estado. Esses são alguns destaques entre os tópicos debatidos durante o XXIX Congresso Internacional do Centro Latino Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD).
A 29ª edição do evento, que teve início na última terça-feira (26) em Brasília, segue até esta sexta (29) com a presença do diretor do Sindsep-PE, Eduardo Albuquerque, representando a Condsef/Fenadsef.
A cerimônia de abertura, realizada no último dia 26, contou com a presença de autoridades do CLAD e do Governo do Brasil. Logo após a abertura, a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, fez uma palestra com o tema “Democracia e capacidades estatais na América Latina”.
Na quarta (27), foram realizadas duas conferências plenárias com os temas “Estado e políticas públicas: desafios para um desenvolvimento inclusivo e sustentável” e “O Estado de hoje olhando para o futuro: capacidades estatais, transformação digital e regulação”. Em seguida, realizados painéis e apresentações especiais.
A programação detalhada pode ser vista AQUI
“Os debates que estão sendo realizados neste Congresso envolvem a modernização do estado brasileiro através da incorporação e uso planejado das tecnologias de rede/digitalização, mas entendendo que, para isso, é fundamental construirmos uma base de dados operativa dentro do serviço público. Outro ponto importante diz respeito a necessidade de colocarmos o combate à desigualdade como componente do planejamento da modernização do estado visando, sobretudo, potencializar as entregas necessárias das políticas públicas à população brasileira”, destacou Eduardo Albuquerque.
Sindsep-PE