Em reunião da Comissão de Meio Ambiente (CMA) na última quarta-feira (30), o senador Zequinha Marinho (Podemos) fez declarações graves acusando servidores do ICMBio e do Ibama de promover a prática de incêndios em áreas de conservação na divisa do Pará com Mato Grosso. Em sua fala, o senador sugere que a intenção desses servidores seria a de prejudicar produtores rurais e que essa prática geraria lucro. “Só para lembrar uma coisa. Isso rende dinheiro”, iniciou. A Condsef/Fenadsef e suas entidades filiadas repudiam a fala do senador e cobram respeito aos servidores do Meio Ambiente.
Ao longo de sua fala, o senador repete que servidores seriam responsáveis por incêndios nessa região chegando a chamar de “barbaridades” as coisas que acontecem em seu estado, Pará. Diante da fala, a senadora Leila Barros (PDT) sugeriu que Zequinha convocasse uma audiência pública para que um debate pudesse ser feito, inclusive com presença de representantes dos órgãos citados.
Para a Condsef/Fenadsef, mais do que uma audiência pública é preciso que o senador venha a público promover uma retratação às injúrias de sua declaração infeliz, leviana e infundada. Barbaridade é um senador que representa milhares de brasileiros ofender uma categoria de trabalhadores que em muitos e muitos casos arriscam suas vidas para proteger o meio ambiente e combater crimes ambientais.
Os servidores que o senador Zequinha Marinho insulta tem por dever de ofício proteger áreas de conservação, fiscalizar e combater ações criminosas que, não só no estado do Pará, mas em todo o Brasil, acumulam inúmeras ocorrências.
É importante destacar que a conjuntura nacional aponta para uma enorme dificuldade em lidar com crimes ambientais, sendo um dos reflexos justamente a redução do quadro de servidoras e servidores da Área Ambiental. Dentro de um Congresso Nacional onde há uma maioria de parlamentares contrários às pautas ambientais e da classe trabalhadora, a declaração do senador Zequinha Marinho reforça que é preciso reunir e concentrar forças na luta contra aqueles que estão diretamente interessados no desmonte dos serviços públicos e no avanço do agronegócio.
A Condsef/Fenadsef e suas entidades filiadas reiteram repúdio a esta declaração do senador Zequinha Marinho, além de reafirmarem o compromisso de lutar pela valorização e respeito aos servidores públicos. Os ataques a esses trabalhadores são ataques também aos direitos da população trabalhadora brasileira. Os servidores merecem e exigem respeito!
A fala do senador Zequinha Marinho pode ser ouvida a partir de 1h09min29seg:
Condsef/Fenadsef