A Condsef/Fenadsef entra no mês de dezembro com uma agenda intensa de atividades, no sentido de fechar o calendário de 2018 e preparar os servidores federais para enfrentar 2019. Para começar, nesta semana a entidade irá para dentro do Congresso Nacional, numa força tarefa para convencer os parlamentares a derrubarem a Medida Provisória (MP) 850, que privatiza os museus nacionais ao propor a extinção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a criação da Agência Brasileira dos Museus (Agram), administrada pela iniciativa privada. A MP deve ser votada até o dia 17, data em que a Câmara e o Senado encerram os trabalhos e iniciam o recesso legislativo.
Também nesta semana, dia 6, a Condsef/Fenadsef realiza os encontros dos Coletivos LGBTs e da Juventude da base da entidade. Nos dias 7 e 8, a Federação sedia a Plenária Nacional dos Empregados da Ebserh, quando será discutido o ACT/2019/2020. Nos dias 13 e 14, a entidade vai participar dos Ciclos de Debates nos Hospitais Universitários (HUs) sobre Assédio Moral, que acontece em Brasília (ver programação na imagem). Encerrando a agenda de dezembro, nos dias 20 e 21, a diretoria executiva da Condsef/Fenadsef se reúne para fechar o ano e discutir as previsões para 2019.
Próximo ano
Na última reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE), realizada no início de novembro, foi aprovada uma programação para o mês de janeiro que consta a realização de vários seminários que vão discutir estratégias de organização para o ano que se inicia. Dentre as discussões estão a produção de um diagnóstico e perspectivas políticas e a previsão orçamentária para 2019. Também em janeiro, a Condsef/Fenadsef começa a discutir os preparativos para XIII Congresso da entidade, que deve acontecer o segundo semestre do ano.
Para fevereiro, já está agendado o Encontro de Imprensa e Comunicação das Assessorias das filiadas e Condsef/Fenadsef, previsto para acontecer dias 14 e 15. No mesmo mês, a entidade vai reunir seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) e sediar uma Plenária Nacional ampliada, com a participação do Fórum Nacional dos Servidores Federais (Fonasefe). Nessa reunião ampliada, será discutida a possibilidade de preparar, juntamente com as centrais sindicais, uma Marcha à Brasília-DF, prevista para o início do ano.
Outro grande evento que a Condsef/Fenadsef pretende realizar em 2019 é o Seminário de Organização Sindical, cujo tema será Caminhos do Sindicalismo na trajetória da Consdef/Fenadsef. Ainda sem data definida, a atividade tem como finalidade fazer um balanço preliminar da situação do sindicalismo na base da Condsef/Fenadsef.
“Vamos (re)construir um protagonismo social, incorporando novas demandas e dialogando com as novas formas de mobilização social. A ideia é ampliar e fortalecer a atuação sindical, a legitimidade, a representatividade e o poder negocial da entidade”, explica Sérgio Ronaldo, secretário geral da Condsef/Fenadsef.