A aprovação do substitutivo da PEC 32 na Comissão Especial, que trata da Reforma Administrativa, mostrou que podemos ter perdido uma batalha, mas ainda não perdemos a guerra. O governo não tem 308 votos necessários para aprovar a proposta no plenário da Câmara dos Deputados. As incertezas sobre a aprovação da proposta levaram a uma série de manobras envolvendo diversas alterações, incluindo mudanças de última hora no substitutivo do deputado Arthur Maia (DEM-BA), uma dança de cadeiras sustentada pelo partido Novo que contou com 7 de seus 8 deputados na Comissão Especial.
Ao jornal Valor Econômico, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), admitiu que a PEC 32 não deve ser votada nessa terça e que o tema precisa ser “amadurecido” com os partidos. Para nós, isso significa que uma pressão permanente será crucial para garantir que essa reforma de Bolsonaro-Guedes seja derrotada de uma vez.
A Aliança Nacional dos Servidores Públicos das Três Esferas, que inclui servidores municipais (Confetam), estaduais (Fenasepe), federais (Condsef/Fenadsef), da educação (CNTE) e saúde (CNTSS), representando os quase 12 milhões de servidores públicos brasileiros por meio do movimento ‘Cancela a Reforma JÁ’, vai intensificar, ainda mais, a luta contra a retirada de direitos e em defesa da garantia da prestação do serviço público de qualidade à sociedade brasileira.
#PEC32ContraoBrasil entre os assuntos mais comentados
Nas redes sociais, estamos cada vez mais mobilizados. Na noite da última segunda-feira, 27, o tema da reforma Administrativa voltou a ser destaque no Twitter com a hastag #PEC32ContraoBrasil e ficou em 2º lugar dos assuntos mais comentados da redes. A participação e o engajamento tem levado muitos parlamentares a acreditarem que “robôs” estão sendo usados na campanha nas redes contra a PEC 32. Deputados contrários à proposta incentivam que a pressão continue e seja ampliada. O recado aos parlamentares favoráveis a essa reforma Administrativa continua o mesmo: votou PEC 32, não volta!
Nas ruas seguimos tanto em Brasília com a vigília permanente no Anexo II da Câmara dos Deputados, quanto com ações em aeroportos em todo o Brasil. Ontem, 27, houveram ações em alguns aeroportos. A partir das 7h de hoje, 28, deputados serão recebidos com uma atividade no aeroporto de Brasília!
Vamos continuar esclarecendo a sociedade sobre os reais motivos e os perigos de retirada de direitos fundamentais previstos na Constituição de 88. Informação é fundamental para vencermos esse desafio. Os que defendem a aprovação da PEC 32 se utilizam de argumentos falaciosos e se baseiam em preconceitos generalizados sobre servidores e serviços públicos. Querem convencer o povo de que essa reforma é sinônimo de modernização, mas o que ela propõe é retirar direitos fundamentais de cidadãos para entregar ao lucro desmetido da iniciativa privada.
Não vamos permitir. Juntos vamos derrotar essa reforma Administrativa.
Somente nossa pressão pode IMPEDIR que o governo consiga o apoio dos parlamentares.
Atenção à agenda de hoje, 28
7h – Recepção dos parlamentares no aeroporto de Brasília
14h – Ato no Anexo II da Câmara
Participe também da mobilização virtual! Acesse o “Na Pressão”. Marque parlamentares nas redes e cobre um voto em defesa dos serviços públicos e do Brasil, um voto CONTRA a PEC 32.
Condsef/Fenadsef