Existe um grupo de trabalho em curso, criado pelo governo Federal no final de agosto, para tratar, dentre outras coisas, do tão sonhado direito à negociação coletiva no setor público. Essa é uma bandeira histórica do movimento sindical e está cada vez mais perto de ela se tornar realidade.
No artigo “A negociação coletiva abre portas onde há muros”, o sociólogo, coordenador do Fórum das Centrais Sindicais e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência da República, Clemente Ganz Lúcio, explicou o que estabelece e como funciona a negociação coletiva.
Devido à importância do tema para os servidores públicos federais, o Sindsep-PE o entrevistou (escute aqui o podcast). Clemente Ganz Lúcio falou inclusive o que significa a ausência desse direito para a categoria, porque até agora ele não se tornou realidade para o funcionalismo e também fez algumas conjecturas para a regulamentação da negociação coletiva no setor público.
Lembrando que além do GT, em julho deste ano, também foi instalada oficialmente a Mesa Nacional de Negociação Permanente. Na ocasião, o governo reforçou que esse será um canal temporário, que deve funcionar até a regulamentação da negociação coletiva de fato.
Ouça o podcast:
Sindsep-PE