
Na tarde de quarta-feira (9), o Sindsep-AM realizou uma importante assembleia com os servidores federais em Manacapuru, com o objetivo de dialogar sobre pautas estruturais da categoria e avaliar os avanços recentes. Também houve a apresentação das novas ações judiciais em curso por meio de mais uma assessoria jurídica que reforça o setor no sindicato.
Participaram servidores do Ministério da Saúde e os diretores do sindicato Walter Matos (secretário-geral), James Saboia (suplente na administração) e Waldik Lima (adjunto na secretaria de Cultura e Movimentos Sindicais). Além deles, os representantes do Sindsep-AM em Manacapuru, Amós Souza, Raimundo Holanda e Mário Fernandes Silva.
Entre os principais temas debatidos, destaca-se a luta histórica pelo direito ao acordo coletivo de trabalho para servidores públicos federais. O secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos, ressaltou a urgência da pauta.
“A ausência desse direito, que é constitucional, representa uma forma de precarização das relações de trabalho dos servidores públicos federais. A Convenção 151 da OIT ainda não foi ratificada pelo Brasil, e isso impede que possamos negociar coletivamente. A ausência de acordo coletivo é a precarização do trabalho”, afirmou.
Também foi debatida a ausência de data-base para o reajuste salarial de servidores, outra reivindicação considerada central na luta por valorização do serviço público liderada pelos sindicatos de base e pela Condsef/Fenadsef. O secretário-geral do Sindsep-AM reforçou a importância de manter o diálogo permanente com a base e ampliar a pressão junto ao governo e parlamentares por essas mudanças.
Além disso, a assembleia abordou os 59 acordos já firmados com o governo federal no ano passado e as mesas de negociação existentes hoje. Walter Matos avaliou que, mesmo diante das dificuldades, houve avanços importantes nos últimos anos, liderados pela Condsef/Fenadsef, com apoio dos sindicatos.
“A luta sindical é assim: nem sempre conseguimos tudo o que desejamos, mas avançamos, sim. Desde 2023, tivemos conquistas como reajustes, mudanças na estrutura das carreiras, progressões e alteração de padrões”, disse.
O momento também serviu para apresentar aos servidores a mais nova assessoria jurídica do sindicato, conduzida pelos advogados Francisco Cavalcanti e Francisco Melo de Freitas.
Dentre as ações que já estão em andamento, estão: diferença da Gacen; reivindicação do abono de permanência; e resgate da Capesesp. Para quem deseja entrar com uma das ações, é possível obter mais informações por meio do telefone (92) 98494-6438 (Karina).

Ascom/Sindsep-AM