O Tribunal Superior do Trabalho (TST), que intermedia as negociações entre os empregados e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a respeito do Acordo Coletivo de Trabalho 2022-2023, receberá os trabalhadores e a empresa nesta terça-feira (16), em horários diferentes, para dar continuidade às discussões.
O encontro acontece após a Plenária Nacional dos empregados da Conab aprovar a proposta do ACT com as contribuições de trabalhadores nas assembleias estaduais.
“Segundo a Condsef, o despacho da juíza, até o momento, previu essa reunião unilateral para discutir as pautas antigas do acordo coletivo. Pela manhã, às 11h, será com os empregados, e à tarde, às 14h, com a empresa. Ainda não há uma previsão de audiência bilateral”, comenta o secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos.
Ele explica que as sugestões levantadas por empregados da Conab em Manaus foram encaminhadas pelo sindicato e Asnab para a Plenária Nacional e inseridas na minuta entregue à Justiça. “Apenas uma com relação à majoração do auxílio-escolar que não passou. Todas as outras estão lá no debate do ACT”, afirma o secretário.
Além da votação da minuta em plenária do dia 30 de julho, os trabalhadores da Conab também elegeram uma Comissão Nacional de Negociação, que irá revisar a proposta aprovada e dar continuidade às discussões diretamente com a empresa. Segundo a Asnab Nacional, enquanto as negociações caminham, o ACT 2017/2019 deve ser prorrogado mais uma vez. O Sindsep-AM continuará atento a todo o processo do acordo.