Implementado em 2018, o Portal “Meu INSS”, que funciona como uma central de serviços digitais do INSS, agora também conta com uma versão em aplicativo, o APP “Meu INSS”, disponível para celulares Android e iOS (iPhone). Em ambos, o objetivo é agilizar a concessão de benefícios como aposentadorias, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros.
Além de pedidos para concessão de mais de 90 tipos de benefícios, por meio do site e do aplicativo “Meu INSS” também é possível expedir extratos, certidões e declarações, bem como realizar agendamentos e solicitações sem precisar sair de casa.
Com seis milhões de downloads e média de 34,1 milhões de acessos por mês, o “Meu INSS” se tornou ainda mais essencial em meio à essa pandemia de coronavírus, uma vez que serviços e benefícios podem ser solicitados sem que o cidadão precise ir à uma agência do INSS, poupando tempo e tendo informações de forma mais rápida, onde e quando precisar.
Por meio do aplicativo “Meu INSS”, o segurado pode, por exemplo, solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição e revisão ou cópia de processo. Entre os serviços mais acessados está o Extrato Previdenciário (serviço que permite ao cidadão solicitar do INSS um extrato com todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Além disso, o segurado pode ainda consultar ou imprimir extratos de empréstimos consignados e extratos de Imposto de Renda. Para isso, basta fazer um cadastro de forma virtual.
“Esse aplicativo é se suma importância para os servidores públicos que foram celetistas da antiga Sucam e Fundação Sesp, por exemplo. Isso poque, por meio dele, é possível fazer consultas sobre o tempo de serviço prestado fora, tempo de contribuição e até mesmo o quanto ainda falta para se aposentar”, comenta o secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos.
Como fazer?
O primeiro passo é acessar o endereço gov.br/meuinss (no computador) ou instalar o aplicativo “Meu INSS” no seu celular. Ele pode ser baixado acessando a Google Play Store ou Apple Store para iniciar o download.
Para fazer o cadastro é preciso: CPF, nome completo, data de nascimento, telefone, e-mail e também que você responda algumas perguntas.
Após você ‘entrar’ e estar logado, irá carregar a tela de serviços do “Meu INSS”.
Então, você deve clicar em “agendamentos/solicitações” e abrirá uma página com todos os seus requerimentos. Vale lembrar que, se esse for seu primeiro acesso, não haverá requerimentos anteriores.
Após isso vai aparecer uma lista grande de opções de atendimento no INSS, a qual você poderá selecionar o serviço desejado.
É preciso conferir os seus dados e preencher suas informações de contato: celular, telefone fixo e e-mail. Verifique se está tudo certo e dê ok. Caso falte alguma informação de contato, preencha, pois elas são muito importantes.
Depois de tudo preenchido e enviado, pronto, em sua tela aparecerá a confirmação do agendamento solicitado. Fique atento para solicitar o serviço correto. Para acompanhar a solicitação, basta acompanhar o portal ou aplicativo “Meu INSS”.
Confira outras possibilidades do aplicativo “Meu INSS”
– Agendamento de atendimento: nele, é possível consultar pedidos em andamento ou fazer novas solicitações online. Entre as possibilidades estão a emissão de extratos, a atualização de cadastro e a solicitação de aposentadorias ou outros benefícios complementares.
– Solicitação de aposentadoria: se você pretende solicitar a sua aposentadoria, então pode acessar esta seção do aplicativo para conferir informações em todas as modalidades. Depois, basta preencher um formulário e enviar os documentos solicitados de forma digitalizada.
– Simulação de aposentadoria: ainda não sabe se é possível pedir aposentadoria? O INSS disponibiliza uma ferramenta que permite simular o seu status de acordo com as informações trabalhistas registradas no órgão. As simulações podem ser realizadas em todas as modalidades.
– Declaração de beneficiário do INSS: permite a impressão de uma declaração comprovando que o CPF em questão está vinculado a um benefício ativo.
– Extrato de pagamento: informa o histórico de pagamento do benefício e o extrato com as movimentações realizadas mês a mês.
– CNIS: trata-se do extrato de contribuição, que permite ao trabalhador checar se a empresa na qual trabalha está recolhendo mês a mês o INSS.
– Resultado de benefício por incapacidade: acesso ao documento que comprova “capacidade” ou “incapacidade” para o trabalho, obtido após perícia médica.
– Agendamento de perícia: aqueles que desejam solicitar o benefício por incapacidade devem agendar a perícia pelo app.
– Requisição de benefício assistencial: pessoas com deficiência, idosos ou trabalhadores portuários avulsos podem solicitar esse benefício assistencial.
– Requisição de pensão: dependentes de aposentados ou trabalhadores, em caso de morte, podem requerer pensão.
– DRSCI: trata-se da Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual, um documento que informa se o cadastro está ativo e regular.
– Carta de concessão de benefício: é o documento que comprova se há ou não concessão de algum benefício ativo, indicando ainda o valor mensal a ser recebido e o banco por meio do qual o pagamento será realizado.
Ainda tem dúvidas?
Então conheça mais detalhes do site e aplicativo “Meu INSS” clicando neste link. Neste há diversos vídeos explicativos sobre todos os serviços que você poderá usufruir.