A diretoria do Sindsep-AM reuniu-se nesta quarta-feira (15) para discutir as pautas que encabeçarão o plano de lutas dos servidores públicos neste início de ano, a partir da atual conjuntura político-econômica do país. Entre os assuntos de destaque, a criação do Fórum do Macrossetor, para combater a Reforma Administrativa anunciada pelo governo federal. O ‘projeto’ pretende reduzir carreiras, cargas horárias e, consequentemente, os salários da categoria.
A estratégia é unir os sindicatos da ala pública e formar uma ampla frente de batalhas contra o desmonte do setor. Para isso, o Sindsep-AM inicia, já nesta sexta-feira (17), uma caravana de visitas a diferentes entidades no seguimento.
“Precisamos ter a capacidade de unificar os trabalhadores para a luta contra a retirada de direitos. Os ataques do governo federal são graves e a nossa principal tarefa é construir essa unidade. O pontapé inicial será a criação do Fórum do Macrossetor”, diz o secretário geral do Sindsep, Walter Matos.
A proposta é reforçada pela secretária de comunicação do Sindsep-AM, Margareth Buzaglo. “Proponho a criação de um fórum permanente dos servidores públicos entre municípios, Estado e União, para agregar formação e organização dos debates sobre a Reforma Administrativa”, disse Margareth, servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Entre as entidades que serão visitadas pela diretoria do Sindsep-AM a partir desta sexta estão os sindicatos dos previdenciários, construção civil, rodoviários, saúde, educação e vigilância e outros.
“Incluímos também os sindicatos da área privada, como construção civil e rodoviários, porque acreditamos que a defesa do serviço público não é interesse apenas do funcionalismo, mas de toda a sociedade”, explica Walter Matos.
Desafios
Segundo apontado pelos diretores presentes na reunião, um desafio a ser vencido na atual conjuntura é a polarização política que tem dividido o Brasil em dois.
“A nossa maior luta é vencer a polarização na família, no trabalho e nas relações de amizade. Criar o Fórum do Macrossetor é essencial para que possamos unir todos os servidores na mesma luta”, disse Lobato, secretário de administração do Sindsep-AM e servidor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Por sua vez, o secretário geral, Walter Matos, defende o respeito e sugere o diálogo como ferramenta de união. “A discussão polarizada entre dois candidatos à presidência já passou. Agora é tempo de dialogar sobre nossos direitos em comum, os que ainda temos e os que estamos em via de perder. Assim conseguiremos uma melhor mobilização”, avalia.
Uma das estratégias par isso é criar boletins especiais e realizar reuniões em locais de trabalho em comitês, em cada repartição pública que compõe a base do Sindsep-AM e, dessa forma, multiplicar os esforços da luta pelos direitos dos servidores.
Calendário
Os diretores também aproveitaram a ocasião para definir o calendário de atividades do Sindsep-AM nesse primeiro trimestre do ano, envolvendo tanto datas especiais para sindicalizados como as mobilizações de luta, com a distribuição de cartazes e utilização de carro-som. Confira abaixo:
24/01 — Café com aposentados e pensionistas, a partir das 9h, na sede do Sindesep-AM;
08/03 — Dia Internacional da Mulher, com atividades de rua
17/03 — Assembleia para delibera sobre mobilização nacional
18/03 — Mobilização Nacional dos Trabalhadores
Outros pontos
As privatizações almejadas pelo governo federal também estiveram na pauta dos diretores na reunião desta quarta, pois vai afetar empresas como os Correios e a Embrapa. “Há um ataque às instituições”, comentou Menandro Abreu, secretário de finanças do Sindsep-AM e pertencente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Também foi levada à discussão a Emenda Constitucional 95, que acaba com os concursos públicos e consequentemente sufoca os servidores públicos. “Não podemos ficar presos a essa emenda. Precisamos bater na tecla do concurso público. É esse também o debate”, salientou Walter Matos.
Assessoria do Sindsep-AM