Em meio ao processo de escolha do futuro novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Sindsep-AM participa, a partir do dia 22 de julho, da 70ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com importantes debates sobre o futuro da pesquisa e da ciência no Brasil.
O Sindsep-AM marcará presença no evento por meio do secretário de administração, Jorge Lobato, servidor de carreira do Inpa, que representará também o Fórum de Entidades Sindicais da Carreira de Ciência e Tecnologia (C&T). Com o tema ‘Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, a reunião da SBPC acontecerá na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, com vasta programação até o dia 28.
“Muito do que for discutido nesse evento terá reflexo direto no futuro do Inpa, um dos órgãos mais importantes para o desenvolvimento da nossa região e que hoje vive um processo de desmanche, com pelo menos 40% dos servidores em abono de permanência, devido às aposentadorias e falta de concursos, e sem dinheiro nem para levar seus pesquisadores a campo, devido ao corte de investimentos imposto pela EC 95/16”, comenta o secretário geral do Sindsep-AM, Walter Matos.
Segundo ele, a entidade está acompanhando atenta o processo de escolha do novo diretor do Inpa, que saíra de uma lista tríplice definida pelo comitê de busca instituído em março deste ano pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Entre os nomes que disputam a vaga estão Antônia Maria Franco Pereira (Inpa), Carlos Cleomir de Souza Pinheiro (Inpa), Henrique dos Santos Pereira (Ufam) e Luiz Antonio Oliveira (Inpa).
70ª reunião da SBPC
De acordo com Jorge Lobato, durante a 70ª reunião da SBPC, o Fórum de Entidades Sindicais da Carreira de C&T realizará diversas atividades políticas, como contato com as autoridades presentes, distribuição maciça do jornal do ‘Fórum 20 anos da carreira” e distribuição da ‘Carta Aberta a Sociedade Brasileira”.
As atividades terão início já na noite de abertura do evento, dia 22, com manifestação das entidades sindicais durante a solenidade de abertura da 70ª reunião da SBPC, que contará com a presença do ministro de C&T, Gilberto Kassab.
“Serão distribuídos 3.500 exemplares do jornal do ‘Fórum de C&T e 1.800 da ‘Carta Aberta à Sociedade Brasileira’, cujos conteúdos foram elaborados, discutidos e aprovados em reunião anterior do Fórum”, explica o secretário de administração do Sindsep-AM. “Como representante do sindicato no Fórum de Entidades Sindicais, estarei marcando presença nessa importante atividade e levando nossa contribuição para as discussões acerca do que hoje ocorre com a ciência e tecnologia no Brasil”, comenta.
Jorge Lobato conta que foram conclamadas todas as entidades sindicais representativas de servidores das carreiras a participarem dos debates plurais do Fórum, evitando o isolamento que enfraquece a todos. “Teremos um encontro, já confirmado, com o ministro Kassab para apresentar nossos anseios e preocupações em relação a C&T no Brasil, que está em franco processo de desmanche. Isso não pode continuar, daí a importância de estarmos presentes nesse importante evento”.
Lobato acrescenta ainda que haverá farta distribuição de material denunciando o quadro de penúria por que vêm passando as instituições públicas de pesquisas com a redução drástica dos orçamentos destas instituições.
Destaques
No documento que será distribuído na reunião, uma espécie de manifesto, cuja íntegra você confere no link ao final desta matéria, as entidades que participam do Fórum Sindical da Carreira de C&T destacam o abandono do setor pelo governo brasileiro.
“Enquanto o mundo considera o investimento em C&T uma saída para a grave crise
global, o governo brasileiro trata a área como custo indesejado. A União Europeia, por
exemplo, estabeleceu como meta para seus membros o gasto anual de, no mínimo, 3% do
PIB em Ciência, Tecnologia e Inovação, meta essa a ser cumprida até 2020”.
“Exemplos claros da opção governamental pelo extermínio do desenvolvimento
autônomo da ciência e tecnologia nacionais é a constante redução do orçamento do
Ministério setorial (MCTIC), ao qual estão vinculados importantes Unidades de
Pesquisa, como CNEN, IMPE, IMPA, Museu Goeldi, INPA Manaus e ON. Por uma decisão inexplicável do atual governo, o orçamento é de pouco mais de 3 bilhões (menos de 0,1% do orçamento da União). Pior: todos os gastos do país com Ciência e Tecnologia (públicos e privados) são, segundo dados do IPEA, inferiores a 0,7% do PIB”.
A programação científica da 70ª reunião da SBPC será composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também serão realizadas outras atividades, como a SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação, SBPC Cultural, SBPC Jovem, ExpoT&C, e o Dia da Família na Ciência.
Em todas essas oportunidades haverá manifestações e atividades políticas propostas pelo Fórum de Entidades Sindicais da Carreira de Ciência e Tecnologia (C&T), visando ampliar o horizonte de debates sobre a importância do setor e a necessidade imperiosa de mudança na postura do governo federal.
Confira a íntegra do manifesto clicando neste link