Enquanto empregados da Conab aguardam nova reunião de negociação do ACT 2024/2025, as cláusulas do acordo vigente foram prorrogadas pela 5ª vez até o dia 31 desse mês.
Em comunicado enviado aos empregados, a direção da Conab informou que a Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) se pronunciou sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025. Segundo informou a Conab, a proposta precisa passar por aprovação do Comitê de Auditoria (Coaud) e do Conselho de Administração (Consad) da empresa. Só depois as entidades representativas dos empregados devem ser chamadas para nova reunião.
A pauta dos trabalhadores da Conab envolve a melhoria das relações de trabalho, ampliação de direitos e qualidade de vida dos empregados da Conab. Os paradigmas enviados à Conab levam em consideração parâmetros existentes em outras empresas públicas para sustentar a inclusão da maioria das cláusulas reivindicadas pelos trabalhadores.
As negociações do ACT 2024/2025 tiveram início em 5 de setembro. A expectativa é de que o processo avance e a empresa convoque nova reunião e retorne com uma proposta para os empregados.
Fenadsef, Fisenge e Asnab