Uma análise aprofundada sobre casos de uso do direito para fins políticos no Equador. Esse é o tema do livro “Lawfare em Ecuador: Guerra contra la democracia y el derecho”, que será lançado nesta sexta-feira (13), às 18h, no canal do YouTube da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).
Assista ao lançamento AQUI
O livro detalha como o lawfare afetou a democracia e o Estado de Direito no Equador. O lançamento reunirá seis especialistas para discutir casos emblemáticos que expõe as dinâmicas de repressão política naquele país. Entre eles, o Caso Sobornos, a perseguição ao líder indígena Leónidas Iza e os processos arbitrários movidos contra o ex-vice-presidente Jorge Glas.
Leia artigo do secretário de Assuntos Jurídicos, Parlamentares e de Classe da Condsef/Fenadsef, Edison Cardoni, sobre o caso Jorge Glas AQUI
Já confirmaram presença:
Henrique Pizzolato (Rede Lawfare Nunca Mais)
Tamara Lajtman (Observatorio Lawfare)
Larissa Ramina (CLAJUD)
Roberto Caldas (Ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos)
Luciano Tolla (ABJD)
Mara Carvalho (Secretaria de Relações Internacionais ABJD)
O livro destaca ainda a violência política direcionada às mulheres e o papel das redes sociais na amplificação dessas violações, revelando como tais práticas impactam a democracia e os direitos fundamentais no país. A obra detalha como essas práticas repressivas impactam a democracia e os direitos fundamentais, expondo o papel da mídia, das redes sociais e de interesses externos no enfraquecimento das instituições equatorianas.
O lançamento é uma parceria da ABJD com o Observatório Lawfare, o Conselho Latino-americano de Justiça e Democracia (CLAJUD), o Grupo de Puebla e a Rede Lawfare Nunca Mais.
Participe desse debate e fortaleça a luta contra o lawfare na América Latina!
Serviço:
Lançamento do Livro: “Lawfare em Ecuador: Guerra contra la democracia y el derecho”
Data: Sexta-feira, 13 de dezembro
Hora: 18h
Local: Transmissão ao vivo no canal do YouTube da ABJD
Da Condsef/Fenadsef