Representantes de servidores do Inmet de sete estados (SP, MG, RJ, GO, AM, RS, PE) e do Distrito Federal participaram de uma reunião ampliada no dia (18), onde discutiram os efeitos do grave desmonte que vem ocorrendo no órgão. A necessidade de garantir a migração dos atuais servidores para a carreira de Ciência e Tecnologia também foi pauta central do encontro. A categoria aprovou ainda um dia nacional de paralisação de atividades na próxima quarta-feira, 30 de outubro.
As péssimas condições de trabalho do Inmet já foram levadas pela Condsef/Fenadsef a representantes do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Inclusive, na instalação da mesa setorial do Mapa, que aconteceu no dia 17 desse mês, o tema voltou a ser pautado, incluindo a importância da reestruturação e correção de distorções das carreiras existentes no órgão.
Um manifesto da direção da Condsef/Fenadsef, entitulado “Quem responderá pelo apagão climático no Brasil?” foi entregue ao secretário-executivo do Mapa. Uma audiência para tratar desses temas foi também solicitada. No documento, a Confederação lembra que no próximo dia 17 de novembro, o Inmet completará 115 anos tendo sido “presenteado” com o menor orçamento anual de sua história. “Cerca de 25% do valor necessário para o correto funcionamento da instituição”, frisa o texto. Essa situação gerou a paralisação de diversos serviços, incluindo o monitoramento meteorológico, o atendimento ao público e aos veículos de comunicação.
Confira aqui a íntegra do manifesto “Quem responderá pelo apagão climático no Brasil?”
30 de outubro: Dia Nacional de Paralisação
Para chamar atenção e lutar contra o desmonte do Inmet, os servidores aprovaram um Dia Nacional de Paralisação com atividades nos estados na próxima quarta, 30 de outubro. “É preciso denunciar essa situação que vem prejudicando o funcionamento de um órgão essencial ao Brasil e que em meio a uma grave crise climática que afeta a economia e todos os brasileiros”, pontuou Ismael José César, diretor da Condsef/Fenadsef.
O pedido de audiência ao Mapa foi enviado também ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. Os sindicatos filiados à Condsef/Fenadsef devem reforçar o pedido também junto a parlamentares em seus respectivos estados.
Aos servidores do Inmet, o momento requer unidade e muita mobilização. A filiação aos sindicatos representativos é muito importante nesse processo. Fortaleça a sua representação e unidade. Faça hoje mesmo seu pedido de filiação.
Condsef/Fenadsef