A direção do Sindsep-DF se reuniu na tarde do dia (3), com o secretário-Executivo do MEC, Leonardo Barchini, que está substituindo o ministro Camilo Santana; a subsecretária de Gestão Administrativa da pasta, Jussara Cardoso; o secretário-Executivo adjunto, Gregório Durlo Grisa; e o chefe de Gabinete, Vinícius Roda, para tratar da inclusão do plano de carreira específico do setor no PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação).
A subsecretária Jussara Cardoso informou que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) elencou uma série de pontos jurídicos e administrativos que impediriam a inclusão dos servidores da administração direta no PCCTAE e que o MEC, por sua vez, encaminhou em 1° de outubro uma resposta a esses pontos defendendo a inclusão. A previsão de envio do projeto de lei com a reestruturação do PCCTAE é até o dia 20 de outubro.
A subsecretária informou ainda que as entidades sindicais que representam os servidores do PCCTAE já sinalizaram positivamente pela inclusão dos servidores do MEC no plano.
O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, foi enfático em criticar a política equivocada do MGI que tem aumentado o fosso das distorções salariais, promovido a fragmentação da categoria e a elitização do serviço público. “O Sindsep-DF está reunindo centenas de assinaturas dos servidores na Carta aberta ao presidente Lula, a qual denuncia essa situação e pede audiência com o presidente”, ressaltou Neves, que lembrou que os servidores do PGPE, da PST e dos planos correlatos são os mais afetados por essa política salarial desigual do MGI.
Os sindicalistas reforçaram ao MEC a disposição de luta dos servidores que entrarão na 40ª semana de mobilização com atos toda terça-feira. Para forçar o MGI a avançar nas negociações antes do envio do PL ao Congresso, a Seção Sindical do Sindsep-DF no MEC deve intensificar a mobilização nos próximos dias organizando mais um ato por semana.
Também estavam na reunião pela bancada sindical, a diretora da Executiva do Sindsep-DF, Marta Rosângela; a coordenadora da Seção Sindical, Beronicy Farias; e os delegados sindicais Patrícia Calazans e Igor Queiroz.
Sindsep-DF