Servidores da Coordenação Regional da Funai em Manaus aprovaram, por unanimidade, o reajuste linear de 8,8% a ser pago em janeiro de 2025 e em abril de 2026 (veja divisão por cargos). A proposta é um termo aditivo à negociação já aprovada pelos servidores em 2023 e busca garantir a referência das carreiras de meio ambiente nos salários da Funai.
A assembleia que decidiu pela proposta foi realizada na manhã desta terça-feira (24), na sede da CR da Funai em Manaus. O secretário de Finanças do Sindsep-AM, Menandro Sodré, coordenou o encontro.
“Tivemos uma participação considerável de servidores e aprovamos, por unanimidade, o reajuste. O próximo passo é enviar a decisão para a Condsef, que reunirá os resultados das assembleias em outros estados e apresentar a resposta ao governo”, explica.
A Condsef enviou orientação para realização de assembleias nas bases na última sexta-feira (20) e o resultado precisa ser encaminhado nesta terça-feira, como fará o Sindsep. Há urgência no envio das decisões, pois o governo irá fechar o planejamento orçamentário de 2025 e é preciso constar o reajuste previsto.
Conforme a proposta do governo, os reajustes terão vigências diferentes a depender do nível e cargo. Para a Carreira de Especialista em Indigenismo e os Cargos de nível Superior do PEC-Funai e do quadro suplementar, a proposta é que o reajuste seja em abril de 2026.
Já o cargo de Carreira de Técnico em Indigenismo e os cargos de Nível Intermediário e Nível Auxiliar do PEC-Funai terá reajuste de 8,8% em janeiro de 2025 e 8,8% em abril de 2026.
O especialista em Indigenismo Márcio Sales destaca que ainda é preciso discutir a regulamentação de outros pontos previstos no acordo feito em 2023. “Temos a progressão de carreira que permite o pagamento de gratificação por qualificação e a política de bandas. Os servidores da Funai estão recebendo banda I, mas, nós, de Manaus, deveríamos receber banda II. Os servidores do interior, banda III. Ainda não acontece isso”, comenta.
Menandro Sodré destaca que as pautas já estão sendo discutidas em âmbito nacional e devem ser priorizadas nos próximos encontros. “Isso vai ser pauta de próximas reuniões. Não prejudica em nada a votação sobre reajuste. São assuntos separados”.
Ascom/Sindsep-AM