Em defesa das carreiras de ciência e tecnologia, o Sindsep-AM e o Fórum de C&T participam da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Neste ano, a programação acontece na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, até o dia 13 de julho. Realizadas desde 1949, as reuniões são um dos espaços mais importantes do país para discutir o futuro do setor.
“Nesta segunda-feira, o Fórum de C&T, coletivo de entidades sindicais em que atua o Sindsep-AM, esteve na abertura das exposições da reunião anual da SBPC. Dialogamos com a sociedade, com a comunidade científica e com o governo sobre o que consideramos sinais de descaso com nossas carreiras”, afirmou o diretor de comunicação do Sindsep-AM e membro do Fórum de C&T, Jorge Lobato.
Dentre os sinais, estão impasses nas negociações salariais, ataques ao Programa de Capacitação Institucional (PCI), falta de concursos para os cargos de nível intermediário e indefinição quanto aos anistiados.
Havia uma previsão de reunião do Fórum de C&T com a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. O encontro, porém, foi cancelado pela equipe do ministério. Houve um breve encontro com o chefe de gabinete da ministra, Rubens Tavares, que manifestou um “incômodo” pela carta distribuída pelo Fórum em defesa das carreiras e do PCI.
“Sobre esse tema, após ficarem claras as divergências entre governo e movimento sindical, o chefe de gabinete comprometeu-se a organizar encontro entre a representação do Fórum e a equipe da Secretaria Executiva do Ministério, que é quem tem se dedicado, com afinco, na defesa de mudanças e até no fim do PCI”, ressaltou Lobato.
O PCI é um Programa patrocinado pelo MCTI e operacionalizado pelo CNPq para fomentar a capacitação técnica, científica e de inovação das unidades de pesquisas ligadas ao MCTI. Dentro dos órgãos, os recursos PCI estão alocados nas diversas áreas que podem implementar modalidades de bolsas.
O Sindsep-AM e o Fórum de C&T têm se posicionado contra a extinção do programa, desejada pela Secretaria Executiva do Ministério , e reforçado junto aos representantes do governo a necessidade do fortalecimento do PCI.
“Além da questão do programa, falamos com o chefe de gabinete da ministra sobre a questão salarial, a necessidade de reforçar um apoio à nossa tabela salarial. É importante que a gente continue mobilizado. É importante que a gente dissemine a informação para que a ciência volte bem a ser, de fato, prioridade”, afirmou o diretor da Ascon-RJ e membro do Fórum de C&T, José Benito, que também participa do evento.
Ascom/Sindsep-AM